Comemorações do 256º aniversário
Frexes enaltece recursos humanos do concelho

Em dia de aniversário, Manuel Frexes quis deixar bem claro que o concelho deve poder contar com a população. O autarca lembrou as potencialidades humanas do Fundão e apelou à participação dos indivíduos na vida do concelho.

Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


"Não é um prémio por uma missão cumprida, mas sim um estímulo para os anos vindouros". A afirmação pertence a Manuel Gomes Marçalo, representante dos funcionários homenageados com a Medalha de Prata de Bons Serviços na comemoração do 256º aniversário do concelho do Fundão. Para além dos 11 agraciados com a Medalha de Bons Serviços, a Medalha de Prata de Mérito Municipal foi atribuída a 14 individualidades que se sagram quer na música, na museologia, entre outras actividades.
Na cerimónia, que se realizou na segunda feira, 9, Manuel Frexes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, não quis deixar de referir "a sincera e humilde homenagem, que contempla personalidades que vão desde a música à museologia, do ensino à assistência médica, religiosa e voluntariado cívico, desporto, ao trabalho directo na autarquia". O autarca lembrou ainda que "as personalidades agraciadas são um exemplo para todos nós. Exemplo de dedicação, filantropismo, em alguns casos abnegação pessoal traduzida em renúncias pessoais, tendo como fim último o desenvolvimento concelhio".
Deste modo, Frexes pediu à população que participasse no desenvolvimento do Fundão. "Se queremos um concelho cada vez melhor, ninguém se pode arrogar no direito de se alhear dessa empresa". Esta foi uma das ideias principais deixadas por Manuel Frexes. Segundo o presidente da autarquia fundanense, "o recurso mais precioso do concelho é o cidadão". Frexes salientou que "felizmente o que não falta no nosso território municipal são valores humanos".
O discurso de Manuel Frexes revelou ainda que a data celebrada "não é apenas um símbolo". O autarca lembrou que o dia da comemoração da criação do concelho do Fundão "é um compromisso que, há mais de dois séculos, os nossos antepassados assumiram para com este concelho". O edil concluiu: "o Fundão está vivo e recomenda-se. É um concelho prestigiado, dignificado em que o investimento tem sido maior que nunca, os problemas têm sido resolvidos e as pessoas estão ao nosso lado nesta árdua tarefa de criar melhores condições de vida e mais bem-estar para as populações".

Alexandra foi uma das homenageadas pela autarquia

"Estou muito orgulhosa de ser do Fundão", revela Alexandra, a cantora e actriz que ainda recentemente actuou no Pavilhão Multiusos num espectáculo de Filipe La Féria. A cantora foi homenageada com a Medalha de Prata de Mérito Municipal juntamente com mais 13 individualidades. Natural da Soalheira, Alexandra confessa-se surpreendida. "Quando me comunicaram que ia receber a medalha fiquei surpreendida, mas foi muito bom porque eu pensava que, há um tempo atrás, eu não era muito querida nesta zona e isto veio realmente confirmar que eu estava enganada". Alexandra conclui: "senti-me feliz e honrada por receber esta medalha".
Para além da cantora, também José Salvado Lopes, a quem se devem as diligências para a criação da Escola do Magistério Primário no Fundão, o Reverendo Cónego Mário de Almeida Gonçalves, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, António Lourenço Marques Gonçalves, entre outras personalidades viram as suas competências serem reconhecidas publicamente.


Povoador ganha estátua



Das comemorações do 256º aniversário do concelho do Fundão fizeram ainda parte algumas inaugurações. Assim, Manuel Frexes começou por descerrar a estátua de Martim Calvo, considerado um dos primeiros povoadores do Fundão. A estátua está situada em frente à Igreja Matriz e é da autoria de Valeriano Hernández. O autor garante que a inspiração para a construção daquela obra foi "primeiro na personagem dentro de uma época, depois na categoria da personagem e, em terceiro, o lugar onde vivia".
Para além da estátua de Martim Calvo, Frexes inaugurou ainda o Pavilhão da Associação Desportiva do Fundão. Ainda no período da manhã, seguiu-se a visita à requalificação urbana do Largo do Figueiredo. Depois de almoço, a apresentação do projecto do Complexo Desportivo das Piscinas Cobertas e a adjudicação de novos reservatórios de Água do Fundão foram algumas das actividades em destaque.