Para o arqueólogo Pedro Carvalho, o Templo de Orjais é uma peça única e rara
Orjais
Civilização romana a descoberto na Senhora das Cabeças

Os vestígios do povo romano são mais que muitos na região e as suas marcas abundam na Cova da Beira. Em Orjais, na Covilhã, a base de um templo datado de há dois mil anos começa a ser posto a descoberto. E com ele a História da civilização.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A História da civilização respira-se em conjunto com o ar da Serra da Estrela, misturada com a beleza da paisagem que se estende pela Cova da Beira. O Templo de Nossa Senhora das Cabeças aumenta ainda mais a sensação de dois mil anos de recuo no tempo. A base de um templo romano, com cerca de 200 metros quadrados, foi descoberta na freguesia de Orjais, concelho da Covilhã, no ano de 2001. A plataforma granítica foi encontrada durante trabalhos de campo feitos na região por uma equipa liderada por Pedro Carvalho, da Faculdade de Arqueologia da Universidade de Coimbra. O Templo de Nossa Senhora das Cabeças, segundo o arqueólogo, foi colocado a descoberto pela Junta de Freguesia de Orjais quando construiram o caminho que dá acesso a ele. "Puseram a descoberto aquilo que hoje está à vista, que é um antigo templo romano, edifício com cerca de dois mil anos, tendo sido recentemente classificado como imóvel de interesse público pelo IPPAR", explica Pedro Carvalho. A primeira avaliação do potencial científico e patrimonial do local foi feita há perto de dois anos.
A surpresa com o que viu é explicada por Pedro Carvalho pelo facto de ser uma peça rara, única. Apesar de existirem no concelho vários locais classificados, este templo romano tem uma característica que o diferencia de outros encontrados no País. "Este destaca-se pelo seu posicionamento, que é contra todas as regras, contra tudo o que é normal na arquitectura romana. Geralmente, os templos situam-se nas cidades, nos núcleos principais das zonas", afirma o arqueólogo. O seu posicionamento, em pela encosta da serra, "com uma vista fabulosa para a Cova da Beira", traduz a enorme particularidade do edíficio. Segundo o investigador da Faculdade de Arqueologia coimbrã, o povo romano deve ter escolhido este local, não só pela panorâmica imensa sobre a região, mas também porque esta deveria corresponder a uma unidade político-administrativa, uma civitas. "E este templo deveria ser um santuário regional, visto por toda a população", acrescenta Pedro Carvalho.
O também docente de Arqueologia refere que este monumento é muito semelhante ao Templo de Diana em Évora, embora com todas as particularidades já mencionadas. O interesse de Pedro Carvalho pelas ruínas aumenta ainda mais quando prepara o doutoramento sobre "O Povo Romano na região da Cova da Beira".

"Local merece projecto de escavação integral"

"Isto merecia um projecto que implicasse a escavação integral do edifífio, porque, para além de o ficarmos a conhecer melhor, ficaríamos com outra imagem dele, muito mais imponente do que aquela que agora temos", defende o professor de Arqueologia. Com uma boa parte do templo ainda soterrada, Pedro Carvalho manifesta a vontade de continuar o seu trabalho até ao fim, juntamente com a equipa que o acompanha. Equipa essa constituída por alunos daquele curso.
Posteriormente, sublinha o arqueólogo, poderia vir a desenvolver-se um outro projecto "de valorização do templo". E que "poderia passar pela construção de um centro interpretativo". Isto porque, sustenta o arqueólogo, "o local possui uma outra singularidade do ponto de vista didáctico-turístico, algo que o torna ainda mais apelativo, que é o seu enquadramento paisagístico". Daí que, assevera, o potencial histórico do templo poder ser ainda mais explorado, "sobretudo numa região em que este tipo de realidades não é muito frequente".
As entidades locais têm conhecimento do trabalho efectuado por Pedro Carvalho e "revelado interesse". A campanha de 2001 foi patrocionada, em grande parte, pela Região de Turismo da Serra da Estrela. Quanto ao IPPAR, "que tem vontade de ajudar", já está ao corrente do projecto de intervenção que o arqueólogo pretende levar por diante. "Agora, o que falta e seria interessante, era as entidades locais construirem uma plataforma financeira que suportasse essa intervenção", defende. E assegura que da parte da Universidade de Coimbra existe todo o interesse e capacidade técnica para o fazer.
O mesmo interesse é partilhado pela Junta de Freguesia de Orjais. No entanto, António Canário esclarece que a entidade "nunca poderá financiar uma situação desta natureza porque não temos verbas". Porém, o autarca garante "todo o apoio que possamos prestar à descoberta de mais elementos nas ruínas". Canário, em declarações ao NC, refere ainda que vai, dentro em breve, contactar a Câmara Municipal da Covilhã com o intiuto desta asfaltar o caminho que dá acesso ao local. Isto porque, justifica, "aquele sítio tem tudo para se vir a tornar, no futuro, uma fonte de exploração turística". Neste âmbito, revela António Canário, é pretensão da Junta construir aí um parque de merendas "para chamar mais a atenção das pessoas". "E finalizar convenientemente as ruínas para puxarmos ainda mais pelo turismo na nossa região", acescenta.
Questionado sobre quanto tempo poderá demorar até que o templo romano esteja totalmente a descoberto, Pedro Carvalho chama a atenção para o facto de o volume de terras ser considerável. "E também é difícil em Arqueologia calcularmos o tempo que as coisas demoram, devido às surpresas", remata.