As obras para a futura Faculdade de Medicina deverão começar ainda este ano
Faculdade de Ciências da Saúde
Concurso público autorizado

O Governo anunciou a tão aguardada autorização de abertura do concurso público internacional para a construção das futuras instalações da Faculdade de Medicina. As obras têm uma duração prevista de dois anos e deverão começar no final deste ano ou início do próximo.


Por Catarina Rodrigues


Foi autorizada a abertura de concurso público internacional para a construção do novo pólo da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), junto ao Hospital Pêro da Covilhã. O anúncio será publicado no Diário da República ainda durante esta semana. Agora decorrerá o prazo de entrega de propostas e a análise das mesmas, de acordo com o que está previsto na lei.
Manuel dos Santos Silva, reitor da UBI considera que "com esta decisão do Governo foi dado um passo importante para a concretização do projecto". O reitor acredita que "se tudo correr bem as obras podem começar no final deste ano ou no início do próximo".
Como se trata de um concurso internacional Santos Silva prevê que existam "muitas empresas interessadas". O reitor não esconde que teria sido melhor se o Governo tivesse anunciado esta decisão mais cedo. "É uma obra complexa e leva o seu tempo", lembra o reitor acrescentando no entanto que "ainda estamos dentro dos limites aceitáveis".
Neste momento a maior preocupação de Santos Silva é o facto de os alunos se irem acumulando. "Num determinado momento haverá uma necessidade absoluta das novas infra-estruturas", sublinha. "Temos instalações provisórias bem apetrechadas e a licenciatura funciona em espaços adequados, mas estes dificilmente comportarão alunos para além do terceiro ano", frisa o reitor. Recorde-se que a FCS a funcionar há dois anos tem actualmente 120 alunos, mas no próximo ano lectivo entrarão mais cem. No terceiro ano da licenciatura, os alunos deixarão de pertencer ao ciclo básico para ingressar no ciclo clínico.
Santos Silva afirma ter recebido o relatório de avaliação da Comissão Interna de Acompanhamento que é "bastante favorável". Segundo o reitor "há sempre recomendações para melhorar determinados aspectos mas estamos a caminhar no bom sentido".
Quanto à aquisição dos terrenos destinados a estacionamento, zonas verdes e a uma possível expansão da Faculdade, Santos Silva revela que a situação está "praticamente resolvida". A UBI apenas aguardava uma resolução do Conselho de Ministros para enviar o processo para o Tribunal de Contas (TC). Segundo o reitor, a respectiva resolução será publicada no Diário da República nos próximos dias. Depois será apenas necessário aguardar o visto do TC para adquirir os terrenos.
A futura Faculdade de Ciências da Saúde tem uma base de licitação no valor de 13 milhões de euros. A comparticipação nacional é de 25 por cento e consiste em receitas próprias da Universidade e em verbas subscritas no Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC). Os restantes 75 por cento são comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) até 2006. Santos Silva afirma por isso que até essa data o projecto tem que estar concluído.
Curiosamente a notícia da abertura do concurso público para a construção do novo pólo surge três anos depois de ter sido assinado o contrato de desenvolvimento da FCS. Um acontecimento assinalado a 13 de Junho de 2000.