Fernando Martins promete continuar a investigação nesta área
Mestrado em Matemática
Resultados inéditos


O estudo realizado por Fernando Martins permitiu encontrar resultados inéditos. A investigação nesta área promete continuar.



Por Catarina Rodrigues


Fernando Martins, licenciado em Matemática Ensino na UBI, prestou provas de mestrado no passado dia 13. "Matrizes Compostas Multiplicativas e Aditivas" foi o título da tese apresentada que lhe valeu a classificação de "Muito Bom".
O responsável pelo trabalho revela que "os resultados conseguidos ainda não existem no mundo inteiro". Até ao momento só havia uma investigação neste domínio realizada em 1982 por José Vitória, que foi docente na UBI até ao ano passado. "Trata-se de uma tese inovadora" sublinha o autor acrescentando que "ainda há muito trabalho para desenvolver".
Da licenciatura em Matemática Ensino, Fernando Martins passou logo para o mestrado. O ano passado ainda deu aulas, mas neste momento está desempregado. "Os cursos de ensino atravessam uma fase complicada porque mesmo com uma média razoável, como foi o meu caso, há poucas vagas", desabafa.
Martins vai agora continuar o trabalho e afirma ter encontrado já muitos resultados desde que entregou a tese. Por isso o próximo passo é o doutoramento.
Isabel Brás, professora auxiliar na Universidade de Aveiro foi a arguente das provas. O júri foi ainda constituído por José Vitória, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Edgar Pereira, professor associado da UBI.