A Cidade dos Deuses

Selvagens

de Isabel Allende




"À medida que se internavam pelo rio Negro, a vegetação tornava-se mais voluptuosa, o ar mais espesso e aromático, o tempo mais lento e as distâncias mais incalculáveis. Avançavam como num sonho por um território alucinante".






Por Catarina Rodrigues


A realidade mistura-se com a ficção neste livro em que a personagem principal é um jovem de 11 anos. Alex vai passar uns tempos com a avó Kate devido à doença da mãe. Inicialmente isso é algo que não lhe agrada pelo facto da sua avó ter uma personalidade que ele considera "fria", demasiado excêntrica e aventureira.
Mas é exactamente devido a essas características que Kate participa numa expedição da Nacional Geographic à selva amazónica e leva Alex consigo. O principal objectivo da viagem é encontrar um estranho animal que pouca gente viu e a que os indígenas chamam "a besta".
Dos membros da expedição fazem ainda parte dois fotógrafos, uma médica, um guia brasileiro e a sua filha. Todos eles dirigidos por um antropólogo que ao longo da viagem cria vários conflitos e confusões.
Por trás deste livro está algo mais que isso. Isabel Allende alerta para as preocupações ecológicas que por vezes são esquecidas e mostra um mundo que poucos conhecem, a Amazónia. Esta obra da autora de "A Casa dos Espíritos" foi pensada para um público mais jovem, mas rapidamente se estendeu a leitores de todas as idades. "A cidade dos deuses selvagens" reserva um mundo por descobrir, da primeira à última página.