Os bombeiros receberam uma prenda e lembraram outras ambições
128 anos ao serviço da Covilhã
Soldados da paz em festa

No aniversário dos Bombeiros Voluntários da Covilhã a corporação recebeu uma ambulância.


Por Daniel Sousa e Silva


Os Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) comemoraram o seu 128º aniversário no passado domingo, dia 22. A cerimónia decorreu no quartel dos BVC, na Rua Dr. Júlio Maria da Costa, e contou ainda, no início da manhã, com a romagem ao talhão dos bombeiros no cemitério da cidade, a fim de prestar tributo aos colegas falecidos em serviço.
O corpo activo dos BVC apresentou-se em formatura geral, em frente ao quartel, para o hastear das bandeiras nos mastros de honra pelas 9h30. A marcha que se seguiu até ao cemitério municipal e de volta ao quartel foi feita ao ritmo do tambor.
Por volta das 11h, uma nova ambulância dos BVC, oferecida por Fernando Moreira (padrinho do veículo), foi benzida e uma antiga foi cedida a uma instituição de apoio a doentes da Covilhã. O estandarte da corporação, já com mais de 20 anos, foi substituído por um novo. "A renovação é sempre necessária", afirmou o comandante dos BVC.
Com a presença da recém-nomeada Governadora Civil de Castelo Branco, Maria Manuel Costa, do Vereador Municipal da Covilhã para a Protecção Civil, João Esgalhado, e um representante da Liga dos Bombeiros Portugueses foram atribuídas condecorações e promoções de posto a alguns voluntários. Foram conferidas quatro condecorações por 20 anos de bom serviço e uma por 15 anos. Quanto às promoções, houve uma ao cargo de chefe, outra ao de bombeiro de 3ª classe e outros nove elementos da corporação dos BVC foram promovidos a bombeiros de 2ª classe.
Rui Farias, condecorado por 20 anos de carreira e promovido a chefe, explicou que está nos BVC, porque gosta do que faz. "Ao longo destes anos, estive só a fazer o meu trabalho, mas é bom sentir que os meus esforços e dos meus colegas são reconhecidos", declarou.
A plataforma giratória, é uma das ambições dos BVC que necessitam ainda uma viatura de pequeno porte para combater incêndios em ruas estreitas e uma outra para socorrer acidentes na A23. O vereador João Esgalhado aproveitou a presença da Governadora Civil para lembrar que "a Câmara da Covilhã está disposta a ajudar os bombeiros mas o esforço financeiros de maior significado tem de ser do Governo".
O antigo segundo comandante, Raul Duarte, recentemente falecido, foi homenageado pela direcção dos BVC. O seu espólio de prémios enquanto bombeiro foi incorporado na Sala Museu dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. A inauguração do espólio criou muita emoção em todos os amigos e familiares de Raul Duarte.
Para que a comemoração deste ano seja lembrada, todos os representantes de entidades oficiais assinaram o livro de honra dos BVC. Às 12h30 celebrou-se uma missa solene. As comemorações encerraram-se com um almoço-convívio no salão da Associação dos BVC.