Apesar do domínio, a equipa beirã não evitou o afastamento
Futsal
Chaves afasta Boidobra da final da Taça

A Boidobra fez uma boa exibição, mas a falta de sorte e uma guarda-redes flaviense excepcional impediram a passagem da equipa à final da Taça de Portugal.


Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


A formação do Estrelas do Zêzere, da Boidobra, foi afastada da Taça de Portugal em Futsal Feminino pelo Desportivo de Chaves na segunda mão da meia-final. O jogo disputou-se no Pavilhão do Águias do Dominguiso, no domingo, 15, e terminou com um empate a cinco bolas. Um resultado que convinha às flavienses que, do jogo da primeira mão, disputado em Trás-os-Montes, traziam uma vantagem de dois golos (4-2).
Com o pavilhão completamente cheio a apoiar as beirãs, foram as transmontanas quem melhor começou. Com alguma sorte à mistura, o conjunto forasteiro chegava a uma vantagem de três golos, em apenas dez minutos e nos três únicos lances de ataque de que dispôs. Com um jogo pouco técnico mas bastante forte, as pupilas de Júlio Teixeira conseguiam manter as beirãs longe da sua área, aproveitando também alguma ingenuidade da equipa da Boidobra na saída para o ataque. Contudo, a seguir ao 0-3, e depois de um domínio quase avassalador das nortenhas, as atletas covilhanenses reagem. Com um jogo mais pensado e ataques mais eficazes as jogadoras orientadas por José Luís chegam à igualdade (3-3) com que se atinge o Intervalo.
No recomeço do encontro, logo no primeiro lance, as transmontanas voltam a colocar-se em vantagem na sequência de um canto. Mas a liderança no marcador durou pouco. Dois minutos depois o conjunto da Boidobra volta a empatar a partida e a dominar as operações. Em claro ascendente fruto de um futsal mais evoluído, com a bola a passar pelos pés de todas as atletas antes de sair o remate, as "Estrelas do Zêzere" trocam as voltas às adversárias, mas não conseguem ultrapassar a última barreira flaviense: a guarda-redes Carina Ferreira, entrada na segunda parte, que, com uma exibição exemplar, foi a principal responsável pela passagem da sua equipa à Final da Taça de Portugal. Para além da prestação brilhante da guardiã flaviense, as jogadoras serranas bem se podem queixar da falta de sorte. É que, só na segunda metade, as futebolistas viram o poste "defender" cinco remates de Rute, Vanessa e Tânia. Ainda assim, Ticha, deu esperanças à equipa quando, a cinco minutos do fim, colocou a equipa covilhanense em vantagem pela primeira vez com um portentoso remate a mais de 12 metros da baliza que levou ao rubro as bancadas do recinto do Dominguiso.
Com pouco tempo para marcar mais dois golos, José Luís, faz avançar a guarda-redes para criar desequilíbrios no meio-campo transmontano. Uma táctica que se revelou fatal quando, em cima do fim do encontro, uma jogadora flaviense alivia a bola da sua área, acabando por introduzi-la na baliza deserta da Boidobra (5-5).
O resultado, que carimba a passagem do Desportivo de Chaves à final da Taça, acaba por ser injusto perante o futsal apresentado por ambas as equipas. Apesar da derrota, a equipa de José Luís recebeu elogios das várias entidades presentes, incluindo de responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol.