Por Catarina Rodrigues


O conteúdo do site está agora assente em base de dados

O novo site da UBI está on-line. A principal diferença entre a página actual e a anterior é que agora todo o seu conteúdo assenta numa base de dados. Em termos de concepção o projecto foi elaborado por Rodrigo Fazendeiro e Filipe Sabino, dois alunos finalistas da licenciatura em Matemática/ Informática, sob orientação de Joel Rodrigues, docente no Departamento de Informática. O design esteve a cargo de Pedro Homero, antigo webmaster da UBI.
Joel Rodrigues explica que "o site anterior era completamente estático, construído em HTML e o actual é dinâmico, mais fácil de administrar e utiliza novas ferramentas de edição para web". Segundo o orientador do projecto, o facto da página estar assente em base de dados "facilita o trabalho da webmaster (pessoa responsável pela manutenção do site) em editar e actualizar a informação".
Ana Maria Fonseca, actual webmaster da UBI afirma que ainda não sentiu essa melhoria porque "há muitos pormenores a acertar". A responsável acredita que isso se fará notar "dentro em breve". Ana Fonseca lembra que "a parte mais difícil de todo o processo foi inserir os dados correctos, porque muitas vezes a informação está dispersa e desorganizada".
Joel Rodrigues sublinha também "a grande dificuldade" que houve no levantamento de todos os elementos. "Havia informação muito distinta que foi difícil padronizar para definir os campos da base de dados", explica o docente.
Neste momento e após cerca de um ano está a ser testado o produto final. Para isso é necessária a colaboração de uma pessoa com formação na área da informática. Joel Rodrigues salienta que esse papel está a ser desempenhado por Madalena Duarte, juntamente com a webmaster, de forma a fazer "o refinamento e a correcção de erros existentes".




Novidades no site

A nova página da UBI contempla ainda algumas novidades que podem facilitar a vida ao utilizador. A existência de um motor de busca integrado no site permitirá fazer pesquisas em profundidade às tabelas da base de dados e ter acesso a toda a informação disponível. No futuro a página terá ainda uma versão integral em inglês. "A possibilidade de pôr a informação noutras línguas é importante porque há muitos estrangeiros que procuram informações sobre a Universidade da Beira Interior", salienta Ana Fonseca.
A nível gráfico a página actual foi inspirada na anterior. "O facto de o site estar muito bem organizado e de ser fácil encontrar a informação que se procura talvez tenha levado o Pedro Homero a não sentir necessidade de o alterar significativamente", refere.
A estrutura básica do antigo site foi mantida, ou seja, continuam a existir secções principais como Faculdades, Centros, Serviços e Estudantes, entre outras. Mas o "esqueleto" foi completamente alterado. Embora à primeira vista não pareça, o novo site é completamente diferente do anterior.
Joel Rodrigues espera que a página contribua para "mostrar o dinamismo" da Universidade da Beira Interior. "Agora a resposta às solicitações pode ser feita de forma mais rápida pela webmaster ficando imediatamente disponível", conclui.