A Pérola do Atlântico



Madeira













Por João Rodrigues




O arquipélago da Madeira é composto pelas ilhas da Madeira, Porto Santo e as ilhas inabitadas das Selvagens e Desertas. As últimas embora desabitadas constituem uma importante reserva natural portuguesa: "Reserva Natural das Ilhas Desertas". A Madeira situa-se a 900 Km do continente e a 500 Km da costa africana, já Porto Santo localiza-se a poucos quilómetros a nordeste da Madeira.

Madeira

Já imaginou se a Primavera durasse todo o ano? Se nunca imaginou um possível destino a escolher é a ilha da Madeira. Aqui a Primavera dura todo o ano por causa do seu clima ameno, a sua flora e a sua fauna raras. A capital é o Funchal e é aqui que se concentra o maior número da população madeirense. A Madeira desfruta de uma vegetação subtropical e por isso possui uma linda floresta considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, esta tem não só flores muito raras: orquídeas, primaveras, açucenas, hidrângeas, magnóleas, jacarandás e azáleas; como também frutos tropicais: bananas, maracujás, mangas, abacates, melancias, laranjas e uvas cultivados no fértil solo vulcânico. Como a ilha é de origem vulcânica possui uma alta montanha, Pico Ruivo, terceiro ponto mais alto de Portugal (1862m) em que o topo se pode alcançar com uma caminhada pelas belas paisagens naturais. As uvas madeirenses dão um saboroso vinho apreciado em todo o mundo. Mas não só o vinho é uma atracção, também o peixe espada, o atum, as lapas, os caramujos, os caranguejos e a típica espetada da Madeira são dignos de nota. No Funchal, uma herança histórica e cultural de 500 anos ocupa no museu de Arte Sacra os belos quadros que os mercadores doaram às igrejas da ilha ao longo dos séculos. As casas típicas de Santana, que são únicas no mundo são património cultural madeirense e em Camacha, centro artesanal da Madeira são produzidos trabalhos em vime também conhecidos em todo o mundo. Existem ainda outras actividades a não perder como o montanhismo, a equitação, o mergulho, o ténis, o ciclismo, o parapente e o golfe. As praias madeirenses são todas de areia preta, mas como em todas as regras existem excepções, existe uma única praia de areia branca no Machico com águas mornas e calmas para os banhistas mais cuidados.

Porto Santo

Porto Santo tem uma única coisa que a Madeira não tem, uma bonita e extensa praia de 9 Km de areia branca e fina que se acredita ter fins medicinais, com águas calmas e transparentes em que a temperatura da água é igual à do ar. Esta praia é favorável à prática de desportos como a vela, windsurf, canoagem, jogging, futebol, voleibol de praia e passeios ou passatempos à beira mar. O contraste do grandioso areal com os pinhais do norte faz de Porto Santo um centro paisagístico famoso em todo o mundo. Passeios a pé, de bicicleta ou a cavalo conseguem ser bem realizados nesta ilha pois não existem grandes desníveis no solo, mas mesmo assim Porto Santo possui quatro montanhas de onde se consegue ver toda a ilha e as ilhas mais próximas. A capital é Vila Baleeira e encerra vários monumentos como a Igreja Matriz e várias capelas, o forte de S. José, o Parque Cristóvão Colombo e o Monumento aos Descobrimentos. Esta foi a primeira ilha portuguesa a ser habitada e aqui viveu Cristóvão Colombo. A ilha de Porto Santo contém um conjunto de calma, serenidade, história e desporto que fazem dela um dos principais destinos escolhidos por portugueses e estrangeiros.