Equador


de Miguel Sousa Tavares








"Quando naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos e interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida".


"Equador" é o mais recente livro de Miguel Sousa Tavares. O jornalista e escritor faz nesta obra um retrato da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia. Depois de contos como "Não te Deixarei Morrer David Crockett, e de livros sobre viagens como "Sul" Sousa Tavares entra pela primeira vez na área do romance.
O jornalista fala de uma viagem, desta vez até São Tomé, no início do século XX. A obra contrapõe a vida de Lisboa com o ambiente duro e retrógrado das colónias. Trata-se de uma história comovente e ao mesmo tempo perturbadora que leva o leitor a reflectir a questionar-se sobre a realidade envolvente. Coisas do destino que podiam ser diferentes, algo que sempre acontece no dia a dia de todos nós. Por vezes um pequeno passo muda todo o rumo de uma vida.
Miguel Sousa Tavares retrata a sociedade de há um século atrás, com o olhar crítico que tanto o caracteriza e vendo bem, certas coisas não mudaram tanto assim...