O primeiro seminário tem lugar na próxima quinta feira, pelas 14 horas
Nos dias 3 e 9 de Julho
ANIL promove ciclo de seminários


Fiscalidade, Fiação/Tinturaria/Ultimação e Competitividade da Indústria Têxtil são os temas que dão corpo ao Ciclo de Seminários 2003 que a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) promove este mês.
Trata-se de uma iniciativa justificada pela necessidade de intervenção da ANIL ao nível da realização de acções de sensibilização e informação junto das empresas suas associadas e pela necessidade de difundir junto da comunidade têxtil novos aspectos tecnológicos, técnicas e métodos. A ANIL espera ainda com esta organização influenciar os empresários para a componente diferenciação e valor acrescentado a introduzir no produto na fase de concepção e desenvolvimento.
O primeiro seminário tem lugar já no próximo dia 3 de Julho, no auditório da ANIL, na Covilhã, a partir das 14 horas e tem como um dos tópicos principais a política fiscal e a competitividade das empresas. Fernando Rocha Andrade, assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Xavier de Basto, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra são os oradores convidados.
Depois de um período de debate, segue-se a apresentação das novidades que os empresários vão poder encontrar na ITMA 2003 - a maior feira mundial de maquinaria têxtil, que decorre entre 22 e 29 de Outubro, na cidade de Birmingham (Inglaterra). João Sampaio, representante da empresa Hitzman & Sampaio, Lda., Acácio Coelho, da C&M Sistemas, Lda., e Pietro Proserpio, da Protão, Lda, são os oradores.
O segundo seminário está agendado para o dia 9 de Julho, também a partir das 14 horas e terá como tema principal a competitividade da indústria têxtil. Jaime Tussel, da Kurt Salmon Associates, é o palestrante convidado que abordará as oportunidades e estímulos face ao impacto de 2005.
Na ocasião, e depois do período de debate, José Alberto Robalo, presidente da Direcção da ANIL fará também o balanço do TexVision, projecto que teve como objectivo criar uma imagem de marca dos lanifícios portugueses na Europa.