A empresa irá ocupar 40 mil metros quadrados de terreno no Parque Industrial do Tortosendo
Negociações chegam ao fim
Unidade agro-alimentar cria 150 postos de trabalho

O Parque Industrial do Tortosendo vai acolher uma nova empresa. Um investimento de cinco milhões de euros que promete empregar 150 pessoas e servir de plataforma para os mercados europeus.


Por Catarina Rodrigues


Numa altura em que a crise é a palavra de ordem e as empresas continuam a encerrar na Beira Interior, o concelho da Covilhã recebeu uma boa notícia. A Frulact - empresa de transformação de fruta chegou a acordo com a Câmara da Covilhã para a instalação de uma unidade no Parque Industrial do Tortosendo (PIT).
João Miranda, administrador da empresa, explica que esta é "uma nova unidade de segunda transformação de frutas que serão depois utilizadas nas indústrias de lacticínios, como por exemplo nos iogurtes". A empresa com sede na Maia tem já uma unidade na freguesia do Ferro, mas é apenas de primeira transformação, ou seja, consiste na recolha de frutas, tratamento em fresco e congelação.
"A proximidade com a unidade de primeira transformação, no Ferro e o empenho que o município colocou no projecto" foram para João Miranda os principais factores que contribuíram para a fixação da nova empresa no PIT, "apesar de existirem outras alternativas", acrescenta. A razão desta aposta é duplicar a capacidade produtiva e segmentar o mercado de actividades.
A empresa existe também na Tunísia e em Marrocos como plataforma para o norte de África e Médio Oriente. Segundo o administrador a nova empresa da Covilhã servirá de plataforma para os mercados europeus e começará a laborar no final do próximo ano.
A Frulact recebeu recentemente o prémio "Inovação Agro-Indústria" atribuído pelo Ministério da Agricultura e faz parte do núcleo de dez accionistas que constituíram a Sociedade Parkurbis.

Novos investimentos em marcha

"Foi uma negociação bastante difícil porque havia muitos municípios interessados", refere o presidente da Câmara, Carlos Pinto. A autarquia cedeu 40 mil metros quadrados de terreno para a instalação da industria cujo investimento está orçado em cinco milhões de euros. O vereador da oposição, Miguel Nascimento, aplaudiu o facto de "o executivo ter conseguido trazer para o concelho uma empresa de um ramo diferente dos têxteis", o que considera "positivo".
Carlos Pinto adianta ainda que estão previstos novos investimentos no concelho, um na área da aeronáutica e outro na área agro-alimentar mas desta vez por parte de uma empresa de nível internacional.
"No caso da aeronáutica o que está em causa é a qualidade e não a quantidade", revela o autarca. Nesse domínio poderá surgir a oportunidade de empregar 120 engenheiros aeronáuticos e 70 técnicos mecânicos qualificados. No caso do outro investimento, Carlos Pinto fala na criação de 150 postos de trabalho, tal como no caso da Frulact. "Tudo isto está a ser feito com a concorrência de outros municípios interessados", refere. Se o investimento na área da aeronáutica for conseguido será instalado junto ao aeródromo, o outro, no PIT.