"Portugal das Tradições" foi o tema escolhido pelo Grupo da Mata
Mata ganha Marchas Populares
Primeiro prémio fica em casa

Milhares de pessoas assistiram ao desfile dos 12 grupos que este ano participaram nas Marchas Populares. O Grupo Desportivo da Mata venceu pela quinta vez, na categoria sénior.


Por Catarina Rodrigues


[ver fotos]

O Grupo Desportivo da Mata foi o vencedor da 15ª edição das Marchas Populares Cidade da Covilhã, na categoria seniores com o tema "Portugal das Tradições". No sábado passado, os 12 grupos, seis infantis e seis juvenis que participaram na edição deste ano, desfilaram no Estádio Municipal José dos Santos Pinto perante cerca de 4 mil pessoas.
Em segundo lugar ficou o grupo do Centro Cultural e Desportivo Leões da Floresta e em terceiro o Centro Cultural e Desportivo Oriental de São Martinho. A Junta de Freguesia de Cantar Galo, a Fundação Conde da Covilhã e o Grupo de Educação e Recreio Campos Melo ocuparam o quarto, quinto e sexto lugar respectivamente. O prémio de "Melhor Traje" foi atribuído ao CCD Leões da Floresta.
Na categoria juniores o "Arco Íris" valeu ao CCD Leões da Floresta o primeiro lugar. O segundo lugar foi para o Grupo Desportivo da Mata e o terceiro para o CCD Oriental de São Martinho. O prémio "Melhor Traje" foi atribuído ao Grupo de Educação e Recreio Campos Melo.



Os pequenos representantes dos Leões da Floresta arrecadaram o primeiro prémio, com o tema "O Arco-Íris"

Maria dos Prazeres foi uma das 4 mil pessoas que assistiram ao espectáculo. "Foi a melhor edição que já vi", refere. Uma opinião partilhada por António Carapito que afirma "muitos dos grupos que hoje desfilaram conseguiram superar os participantes nas marchas de Lisboa. Carapito acrescenta que assiste todos os anos à marchas populares e tem notado "uma grande evolução em termos de qualidade".
Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã felicitou todos os que "trabalharam durante meses para conseguir este espectáculo de cor e coreografia que faz já parte das tradições da cidade".
A iniciativa orçada em 42 mil e 500 euros foi totalmente comparticipada pela autarquia covilhanense. Este ano a organização decidiu prescindir de uma marcha convidada reforçando assim o apoio às colectividades participantes. Os grupos receberam um prémio de presença no valor de 2 mil 250 euros, para os seniores e mil 750 euros para os juniores e um subsídio suplementar de 500 euros.