Castelo Branco
Cuidados de saúde juntam Sindicato dos Enfermeiros e Sub-Região

A abertura do Centro de Saúde de Penamacor 24 horas por dia foi um dos assuntos abordados numa reunião entre o sindicato de Enfermeiros e a Su-Região. Estabilização da carreira e a contratação de novos profissionais foram outros dos temas.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A direcção regional de Castelo Branco do Sindicato dos Enfermeiros
Portugueses (SEP), reuniu na segunda feira, 23 de Junho, com a Sub- Região de Saúde, onde foram abordados vários assuntos.
No que se refere à abertura do Centro de Saúde de Penamacor durante 24 horas, o Sindicato salienta que "sempre defendeu aumentos de funcionamento de centros de saúde, de consultas externas, blocos operatórios, mas tal só deverá ser levado à prática se os recursos humanos existentes suportarem tal acréscimo de funcionamento, pois de outro modo a resposta poderá colocar em causa a qualidade dos cuidados prestados".
A Coordenação da Sub-Região colaborará com a Câmara Municipal de acordo com as prioridades no que concerne à política de recursos humanos, não tendo sido efectuada com o organismo qualquer avaliação alternativa a este nível.
Relativamente à admissão de enfermeiros e abertura de concursos de acessos, o SEP defende "a admissão de enfermeiros para que deste modo possam ser prestados mais e melhores cuidados de saúde às populações", lembrando que "apesar do esforço para admitir mais enfermeiros, o número fica aquém das reais necessidades, pelo que o trabalho extraordinário programado vai continuar a existir, pois a Administração Regional de Saúde do Centro, não só não autoriza o Regime de Horário Acrescido como também não autoriza todas as contratações solicitadas".
A Sub-Região está a apostar na estabilização de enfermeiros, tendo
proposto a abertura de concurso de ingresso, contratação de novos
enfermeiros, pedido de quotas de descongelamento para 2003 igual ao número de vagas orçamentadas e resposta às expectativas legítimas dos enfermeiros que fizeram formação, com a abertura de concursos de acesso para enfermeiro especialista, e dotar todos os centros de saúde com enfermeiro-chefe através de concurso.
Quanto à alteração de horários, a estrutura sindical defende que "estes se deverão organizar em função das necessidades das pessoas em cuidados de saúde, esta aproximação não pode nem deve por em causa outros cuidados devida à carência de profissionais de enfermagem".
A Sub-Região vai avaliar a eficácia/eficiência e decidir com os
profissionais outras possibilidades de forma a garantir todos os cuidados
necessários.