Anabela Dias considera que os resultados obtidos a nível laboratorial se revelaram "bastante satisfatórios"
Mestrado em Química
Processo de limpeza de efluentes

Nova forma de retirar a cor às águas residuais da indústria têxtil foi estuda na UBI. Um processo electro-químico que tem como objectivo o tratamento eficaz dos efluentes.


Por Eduardo Alves


Retirar a cor dos efluentes indústrias através de um processo de electrólise foi a base de estudo para a tese de mestrado de Anabela Dias Barrocas Fernandes. O trabalho apresentado estuda o processo de eliminação electro-química de um corante muito utilizado na indústria têxtil. Os efluentes que resultam das tinturarias de tecidos e outros são de difícil tratamento. Daí que, "até hoje não tenha existido nenhum tratamento eficaz na remoção da cor dos efluentes", explica Anabela Fernandes.
Com a aplicação de um processo de electrólise nas águas residuais, onde se utiliza "um ânodo de diamante dopado com boro", explica a autora do estudo, a coloração do efluente é removida na sua totalidade. Os resultados obtidos a nível laboratorial se revelaram"bastante satisfatórios", avança Anabela Fernandes A aplicação prática deste tipo de tratamento vai ser agora lançada nos estados unidos da América. Um protótipo de tratamento que contempla já a parte electro-química. Etapas necessárias para que esta solução passe a ser aplicada a todas as indústrias que a necessitem.
O júri constituído por Maria Teresa Pessoa de Amorim, professora associada da Universidade do Minho, Isolina Maria da Silva Cabral Gonçalves, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Ana Maria Carreira Lopes, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, atribuiu a classificação de Muito Bom a esta tese.