O ciclo de seminários é uma forma de informar e sensibilizar as empresas sobre várias temáticas
Integrado no Ciclo de Seminários da ANIL
Balanço do projecto TexVision

Amanhã será feito o balanço do projecto que pretende criar uma imagem de marca dos lanifícios portugueses. O evento é antecedido por mais um seminário promovido pela ANIL.


Por Catarina Rodrigues


José Alberto Robalo, presidente da direcção da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) fará amanhã, quarta feira, 9, o balanço do TexVision, projecto que teve como objectivo criar uma imagem de marca dos lanifícios portugueses na Europa. A iniciativa insere-se no Ciclo de Seminários 2003 que a ANIL está a promover.
A apresentação será antecedida por uma conferência centrada na competitividade da indústria têxtil. Jaime Tussel, da Kurt Salmon Associates, é o palestrante convidado que abordará as oportunidades e estímulos face ao impacto de 2005.
O primeiro seminário deste ciclo realizou-se no passado dia 3 e teve como um dos tópicos principais a política fiscal e a competitividade das empresas. Braz Costa, director geral do CITEVE marcou presença no evento. O responsável considera que "o tema da fiscalidade é uma questão que deve ser tratada pela importância cada vez maior que tem na política económica".
Xavier de Basto, docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra explica que "o sistema fiscal não pode satisfazer todos os objectivos da mesma forma". O docente salienta que se é dado um benefício fiscal a uma determinada empresa isso significa que serão outras a pagar, uma vez que o Estado não pode perder dinheiro". Xavier de Basto considera ainda que "o sistema fiscal português não pode ser acusado de não ser concorrencial".
Depois de um período de debate, seguiu-se a apresentação das novidades que os empresários vão poder encontrar na ITMA 2003 - a maior feira mundial de maquinaria têxtil, que decorre entre 22 e 29 de Outubro, na cidade de Birmingham em Inglaterra.
Fiscalidade, Fiação, Tinturaria, Ultimação e Competitividade da Indústria Têxtil são os principais temas em destaque no Ciclo de Seminários promovido pela ANIL. A iniciativa é justificada pela necessidade da instituição realizar acções de sensibilização e informação junto das empresas suas associadas e pela necessidade de difundir junto da comunidade têxtil novos aspectos tecnológicos, técnicas e métodos.