Imposto municipal sobe
Contribuição autárquica atinge valor máximo


Na última reunião do executivo, na Câmara Municipal da Covilhã, fixaram-se os valores da derrama em 10 por cento e da contribuição autárquica em 1,3 por cento. Os dois impostos municipais situam-se assim no máximo permitido por lei. O valor da derrama, imposto municipal que incide sobre os lucros das empresas (colecta de IRC) é o mesmo do ano passado. Mas o da contribuição autárquica, que incide sobre o valor tributável dos prédios situados no território de cada município subiu, uma vez que no ano anterior se situava em 1,1 por cento.
A derrama e a contribuição autárquica já tinham sido votadas este ano, na sessão de Câmara de 4 de Abril, altura em que se fixaram os mesmos valores do ano passado. Mas dias depois, a ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite apresentou uma mudança legislativa. "As alterações do Governo em relação a esta matéria foram feitas nas costas das autarquias", lembra o vereador socialista Miguel Nascimento.
Apesar de reconhecer as dificuldades que as empresas da região atravessam, Nascimento votou favoravelmente aos valores propostos para a derrama, "uma vez que a cota máxima já vinha de trás". Já em relação à contribuição autárquica, o vereador da oposição absteve-se por entender que "nesta altura já não se pode pedir mais aos covilhanenses".