Linha da Beira Baixa
"Perder o comboio da modernização"


A criação de uma plataforma reivindicativa foi a principal ideia que saiu do debate público "Linha da Beira Baixa - Presente e Futuro". O evento foi organizado pelo Partido Comunista no âmbito da iniciativa "Mil Localidades" e teve lugar na passada sexta feira, no salão das Juntas de Freguesia da Covilhã.
Dezenas de pessoas assistiram ao encontro onde foi discutido o facto da electrificação da Linha da Beira Baixa chegar só até Castelo Branco, deixando para trás as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda.
A necessidade de criar uma plataforma reivindicativa com o objectivo de reunir diferentes partidos, associações e empresários foi uma ideia que partiu de Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa. Mas outras questões se levantaram. Segundo Hélder Bonifácio, presidente da associação "O 6 de Setembro" não é só a electrificação que deve ser discutida. Este responsável defende "a rectificação do traçado, porque não é só pelo facto do comboio ser eléctrico que anda mais depressa".
António Pinto Pires, também membro da associação "O 6 de Setembro" afirma que a união de todos, independentemente da sua filiação partidária é fundamental". Pinto Pires considera que todas as pessoas se devem unir em torno deste problema, caso contrário "perdemos mesmo o comboio da modernização".