A zona antiga da cidade é o local escolhido para a implantação do futuro Museu da Covilhã
Revitalizar a zona histórica
Projecto do Museu até 2004

O Museu da Covilhã poderá ter o projecto concluído dentro de um ano. O novo pólo de atracção cultural será instalado na zona antiga e pretende ser "um grande repositório da história da cidade".


Por Catarina Rodrigues


A Câmara Municipal anunciou que o Museu da Covilhã se irá localizar na zona das muralhas do antigo castelo em cerca de seis mil e 500 metros quadrados de área. "Pretende-se criar um pólo de atracção cultural", explica Carlos Pinto. Segundo o presidente da autarquia esta iniciativa permitirá revitalizar a zona antiga, proceder a escavações que eventualmente se justifiquem e "dar um passo significativo para a recuperação integral da zona histórica".
A proposta de localização foi apresentada por uma equipa técnica constituída por Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), António Pinto Pires e Paulo Monteiro. Para a concretização da ideia apresentada a autarquia irá nomear "um arquitecto de renome", assegura o presidente da edilidade.
Ainda não está definido que tipo de monumentos irá expor a área museológica, mas Carlos Pinto assegura que "será um repositório da história da cidade e da sua etnografia". Segundo o presidente da Câmara "há edifícios que podem ser recuperados e podem surgir outros de raiz, mas isso dependerá dos projectistas". O Verão de 2004 foi o prazo fixado pela autarquia para a finalização do projecto. Pinto considera que dentro de dez anos "teremos uma zona histórica de grande nível".
Miguel Nascimento, vereador da oposição na autarquia covilhanense partilha desta objectivo, mas lembra que neste momento está a falar-se da concepção do projecto e não na construção. O socialista defende a existência de "um museu polinucleado, com uma articulação entre a autarquia e a UBI". O objectivo seria criar um percurso que levasse os turistas a percorrer a história dos têxteis na cidade. "A existência de um museu intra muralhas seria uma espécie de cereja no cimo do bolo para a criação de uma dinâmica turística", conclui.