Encontrar uma solução para a empresa e para os trabalhadores é o objectivo do sindicato
Contra proposta dos administradores da Nova Penteação
Sindicato tenta evitar "despedimentos violentos"

Encontros com várias entidades pretendem evitar o despedimento de 300 trabalhadores. Uma forma de contrariar a ideia apresentada pelos administradores da empresa.


Por Catarina Rodrigues


O presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB), Luís Garra, iniciou uma série de encontros com várias entidades, na sequência da proposta de viabilização apresentada pelos administradores da Nova Penteação. Na Assembleia de Credores realizada na quarta feira, 2, foi proposto o despedimento dos 300 trabalhadores da empresa que em Março foram dispensados para frequentarem acções de formação integradas no programa FACE.
Para Garra, estes encontros são uma forma de tentar evitar "despedimentos violentos que ainda por cima não têm garantias de qualquer pagamento de indemnizações e esquecem os direitos dos trabalhadores". O presidente do STBB afirma que a Nova Penteação "não tem qualquer viabilidade no futuro se continuar a laborar com as actuais 160 pessoas que se encontram na empresa".
O acordo de adesão de cada um dos restantes 300 trabalhadores ao programa FACE e o protocolo celebrado entre a empresa e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) contempla que os trabalhadores mantenham inalterados os seus direitos. Recorde-se que na altura os administradores concordaram com esta situação.
Garra diz ter dúvidas quanto à validade jurídica da proposta da administração. "Quem pode apresentar propostas numa Assembleia de Credores são os próprios credores e o gestor judicial", explica o sindicalista.
A primeira reunião foi com o presidente da Câmara da Covilhã Carlos Pinto na passada sexta feira, 4. O autarca anunciou o agendamento de uma reunião para o dia 11, às 15 horas na Câmara Municipal. "Vamos juntar vários interessados, a própria empresa e organismos do Estado, para procurar uma situação que seja aceitável para os trabalhadores e ponha a empresa a funcionar", adianta.
O sindicato solicitou também uma reunião com a comissão executiva do IEFP, entidade que suporta o financiamento do programa FACE, com o ministro da Economia, Carlos Tavares e com o secretário de Estado do Trabalho, Luís Pais Antunes.
Hoje, terça feira, 8, às 14h30 tem lugar um plenário com os trabalhadores, que contará com a presença do secretário geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva. Amanhã, quarta feira, o sindicato vai reunir com responsáveis do Sistema de Incentivos à Revitalização e Modernização de Empresas (SIRME). Para o dia 15 está agendada uma nova Assembleia de Credores.