Os quatro jovens brilharam em Dublin, na Irlanda
"Special Olympics" na Irlanda
Medalhas de ouro para atletas da ACM

Quatro jovens da ACM participaram nos jogos mundiais que tiveram lugar na Irlanda. Duas medalhas vieram para a Covilhã na modalidade de atletismo, "mas o mais importante foi participar".


Por Catarina Rodrigues


É com um sorriso no rosto que Simão Martins, Rita Valentim, Diogo Marques e Susana Pinheiro mostram as medalhas alcançadas na 11ª edição dos Jogos Mundiais "Special Olympics" que tiveram lugar em Dublin, na Irlanda. Foram os quatro atletas da Associação Cristã da Mocidade (ACM) da Beira Interior que sob orientação da treinadora Fátima Brito integraram a selecção nacional.
Simão Martins, 20 anos, foi medalha de ouro na prova de 200 metros e Rita Valentim, 19 anos, foi também a primeira classificada na prova dos 100 metros, onde Susana Pinheiro, 19 anos, foi quarta e Diogo Marques, de 16 anos, quinto. Susana Pinheiro participou também na prova dos 200 metros onde obteve a sexta posição.
Sete mil atletas de 160 países marcaram presença na iniciativa que envolveu 30 mil voluntários. O movimento "Special Olympics" faz quatro classificações diferentes, do nível 1 ao nível 4. Os atletas da ACM participaram no nível 1, o que significa que em termos de disponibilidade motora, física e cognitiva têm mais dificuldades.
"O Simão e o Diogo eram jovens que já tinham no seu currículo a modalidade de atletismo", explica Fátima Brito. Segundo a treinadora quando se juntaram as duas raparigas o trabalho de preparação foi intensificado". Primeiro os treinos realizaram-se ao nível de estrada e mais tarde os jovens puderam praticar a modalidade nas pistas do novo Complexo Desportivo da Covilhã o que para Fátima Brito "foi essencial". Os quatro atletas tiveram assim possibilidade de "perceber melhor as regras que tinham de cumprir", refere. "O importante foi estarmos presentes", afirma acrescentando que "as medalhas vieram por acréscimo".
Fátima Brito sublinha que "o desporto tem um papel fundamental" na vida destes jovens. "No dia-a-dia eles são inibidos, mas a nível desportivo isso não se nota", frisa. Trabalhar a integração era um dos objectivos da participação neste evento e "esse objectivo foi conseguido a cem por cento", afirma a responsável. Segundo a treinadora a inserção dos atletas na selecção nacional foi "extraordinária".
No desporto, Portugal tem conseguido bons resultados ao nível da deficiência. Razão pela qual Fátima Brito considera que os apoios deveriam ser maiores". A responsável acredita que "com as medalhas alcançadas se conseguirão sensibilizar aqueles que têm o dever de apoiar este tipo de eventos".