Encontro em São Jorge da Beira
Promover a actividade mineira

Durante o próximo fim-de-semana será possível assistir a sessões de cinema ao ar livre, uma exposição fotográfica e vários debates.

Por Daniel Sousa e Silva


"A Mina É Nossa!" é o nome do Primeiro Encontro das Minas que se vai realizar em São Jorge da Beira, concelho da Covilhã, nos dias 11, 12 e 13 de Julho. O encontro tem o objectivo de promover o debate sobre a actividade mineira (extracção do volfrâmio) na zona das Minas da Panasqueira.
O programa consiste em projecções ao ar livre de filmes e documentários, uma exposição fotográfica e debates com a temática das minas sempre em pano de fundo.
O evento anuncia-se como apolítico e sem conotação com qualquer sindicato ou empresa. O intuito do encontro e dar uma oportunidade aos mineiros e as habitantes de se expressarem e de se reflectir sobre a vida económica e social da zona.
A entrada para todos os eventos é gratuita, havendo serviço gratuito de autocarro no sábado e domingo, Fundão-São Jorge, para assistir aos eventos.



Programa


Sexta 11
21h: projecção ao ar livre do filme Os filhos do volfrâmio de Madaíl e Merino e uma curta-metragem sobre o couto mineiro do Rio.

Sábado 12
10h: (no Rio) visita do couto mineiro do Rio e almoço;
15h: inauguração da exposição fotográfica Mineiros;
16h: debate - O passado das minas da Panasqueira
intervalo - actuação da Banda Filarmónica de São Jorge da Beira;
21h: projecção ao ar livre do documentário Carvões ardentes, de J.M. Carré
debate com o realizador, um mineiro inglês e um mineiro português.

Domingo 13
14h: debate - A actividade mineira de hoje e o seu futuro;
17h: debate - Retrocesso social a caminho do século XXI?;
21h: projecção ao ar livre de documentário sobre a globalização (estragos da políticas ultraliberais).