Cerca de 90 por cento dos expositores são oriundos do concelho de Penamacor
Entre os dias 11 e 13 de Julho
Feira de actividades económicas em Penamacor

O melhor que se produz em Penamacor. É isto que estará em destaque entre 11 e 13 de Julho na Feira de actividades económicas daquela vila. Os expositores são mais que no ano passado e este ano, até se mudou a data de realização para se ter a presença de emigrantes.


João Alves
NC/Urbi et Orbi


Mais expositores, mais produtos, mais actividades e uma nova data, para que os emigrantes possam marcar presença. É este, em suma, o cartaz da Feira de Actividades Económicas de Penamacor (FACEP), que se realiza nesta terra raiana entre 11 e 13 de Julho.
Segundo o presidente da Câmara de Penamacor, Domingos Torrão, a mudança de mês para a realização do evento (no ano passado foi em Setembro) é desde logo uma das novidades do certame, que pretende assim ter mais emigrantes na vila, já que por esta altura, alguns regressam ao seu País de origem. Para além disso, Julho, em termos climatéricos, acaba por ser um mês mais favorável. A FACEP decorrerá nos mesmos moldes que no ano passado, mas "pretendemos algumas melhorias. O que queremos é envolver o concelho, desde empresários a artesãos, como as freguesias e população em geral" explica o autarca.
Orçada em 150 mil euros, a Feira inicia-se na sexta-feira, 11, pelas 14.30 horas, com uma conferência intitulada "Penamacor, o Interior sustentável", no salão nobre da Câmara. Segundo a autarquia, Penamacor tem muitos recursos, desde a natureza ao património, e com este colóquio pretende-se abordar um modelo de desenvolvimento sustentável para o concelho. Nesta iniciativa marcarão presença Adão Silva, secretário de Estado adjunto do Ministro da Saúde, Lúcio Rosário, coordenador nacional do DISMED, Carlos Cupeto, da Universidade de Évora, Maria Elisa Almeida, da direcção Geral de Turismo e António Joyce, do INETI. Os temas em análise serão a desertificação, a Agenda XXI, o ecoturismo e as energias renovavéis. A Feira, em si, é inaugurada às 17 horas e volta a realizar-se junto ao edifício da Câmara e Jardim da localidade. Este ano, para além dos vários stands, também os apicultores estarão neste local, já que no passado não gostaram de ser deslocalizados. Para Domingos Torrão, o certame, que este ano aumentou o número de expositores de 86 para 110, pretende contribuir "para a afirmação de Penamacor". Cerca de 90 por cento dos expositores são deste concelho raiano.

Cultura, música, desporto, gado e tourada

Nesta edição, a diversidade da oferta oferecida pela autarquia penamacorense é significativa. Para além da Feira económica, várias outras actividades decorerrão em paralelo. Logo no dia de abertura, o Centro de Cultura e Animação Comunitária recebe uma exposição de pintura de Cidália Nunes, e a Biblioteca Municipal uma mostra de retratos a carvão de Dina Martins. Aliás, tanto a biblioteca, que acolhe no domingo, 18, uma feira do livro velho, e o museu, estarão abertos durante todo o fim-de-semana. Na sexta-feira, 11, pelas 22.30, há música com Tony Carreira.
Já no sábado, o desporto marca presença, a partir das 12 horas, junto à Escola EB2/3 Ribeiro Sanches, com a 4ª prova pontuável do Campeonato Nacional de Perícia Automóvel. No final da tarde, junto à variante, haverá tourada, com os cavaleiros João Salgueiro, Pedro Salvador e a espanhola Raquel Sanchez, e o Grupo de forcados Amadores de Coruche. À noite, pelas 22.30, a música é outra com a actuação do grupo "Quadrilha". No domingo, pelas 16 horas, as ruas da vila vão ver passar o desfile etnográfico no qual participam todas as freguesias do concelho e à noite sobem ao palco os Santa Maria. Quando o ponteiro indicar a meia-noite, um espectáculo piromusical irá encerrar a FACEP.
Segundo Ilídio Cruchinho, vereadora da autarquia, as iniciativas e espectáculos tiveram em conta o nível etário da população do concelho, pelo que se espera uma grande adesão das pessoas, pois até os músicos foram escolhidos "para agradar a todos".
Também uma mostra de gado decorrerá em sintonia com a Feira, bem como a exposição de maquinaria agrícola. No que toca ao gado, mais diversidade e quantidade, com o facto relevante de virem a estar expostos exemplares da churra do campo, uma ovelha originária desta zona que se pensava já estar extinta, mas que ainda persiste no concelho.