[Actualização]
Novos cursos confirmados pelo Ministério


O Ministério da Ciência e do Ensino Superior deu quarta feira, 9 de Julho, a confirmação oficial do número de vagas atribuído à Universidade da Beira Interior para o ano lectivo 2003/2004. Está assim confirmada a abertura de dois novos cursos, Arquitectura, com 40 vagas e Cinema com 35.
O curso de Arquitectura, integrado no Departamento de Engenharia Civil será ministrado através da aplicação de uma metodologia de ensino inovadora, com recurso à auto-aprendizagem, seminários de investigação e acompanhamento de docentes.
A licenciatura em Cinema, integrada na Faculdade de Artes e Letras, tem como objectivo principal formar profissionais nesta área com competências teóricas e técnicas em três ramos principais: "edição e sonoplastia", "realização" e "guionismo". Com uma duração de quatro anos, o curso permitirá formar investigadores e críticos cinematográficos capazes de pensar o cinema na sua autonomia e respectivas intervenções no espaço cultural. Recorde-se que esta licenciatura foi criada e registada o ano passado, mas não teve, na altura, atribuição de vagas para que pudesse começar. O curso de Cinema da UBI será o único numa universidade pública portuguesa.
Ao todo vão abrir 1076 vagas, menos 104 que no ano anterior. Para além do início dos dois novos cursos há que salientar a não atribuição de vagas à licenciatura de Engenharia da Produção e Gestão Industrial. Uma decisão justificada pelo facto de nos anteriores não ter sido preenchido o número de vagas previsto. No presente ano lectivo o curso teve apenas um novo aluno. As licenciaturas em Serviço Social e Design Industrial ficam por enquanto adiadas.
Devido à abertura do curso de Arquitectura, a licenciatura em Engenharia Civil vê o seu número de vagas reduzido de cem para 70, uma vez que um dos objectivos é a existência de uma ligação entre os dois cursos. Apenas três das licenciaturas existentes na UBI registam uma subida no número de ingressos disponíveis. Psicologia e Engenharia Informática terão mais cinco vagas que o ano passado e Medicina, mais um.


Vagas atribuídas à Universidade da Beira Interior
para o ano lectivo 2003/2004



Arquitectura - 40 Vagas
Bioquímica - 45
Ciências da Comunicação - 41
Ciências do Desporto - 60
Cinema - 35
Design Multimédia - 30
Design Têxtil e do Vestuário - 30
Economia - 44
Engenharia Aeronáutica - 29
Engenharia Civil - 70
Engenharia Electromecânica - 20
Engenharia Electrotécnica - 25
Engenharia Informática - 65
Engenharia Mecânica - 20
Engenharia Química - 30
Engenharia Têxtil - 20
Filosofia - 27
Física e Química (Ensino de) - 15
Gestão - 60
Informática (Ensino de) - 27
Língua e Cultura Portuguesas - 36
Marketing - 35
Matemática (Ensino de ) - 20
Matemática Aplicada - 15
Medicina - 61
Optometria e Optotecnia (Física Aplicada) - 35
Português e Espanhol - 18
Português e Inglês - 18
Psicologia - 35
Química Industrial - 30
Sociologia - 40