Por Catarina Rodrigues


A partilha de sentidos na linguagem foi o núcleo do estudo desta tese

Virgílio Catarino Dias, licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, prestou provas de mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica na Universidade da Beira Interior, na passada sexta feira, 4. A tese foi subordinada ao tema "A Transitividade Verbal - Aplicações ao Estudo de um Sermão do Padre António Vieira".
O autor do trabalho explica que "a transitividade é um dos fenómenos linguísticos que possibilitam a organização da fala". A tese apresentada tem três partes distintas. Na primeira, retira da transitividade os verbos copulativos ou aditivos e demonstra que estes, por não serem representáveis, não podem predicar. Na segunda parte, a dissertação alonga-se no estudo da transitividade que o autor define como "uma explosão do sentido do verbo" que, desse modo, passa a compartilhar com outras palavras o seu próprio sentido.
Virgílio Dias afirma que "a transitividade é esta partilha de sentido que se estabelece, antes de mais, ao nível do núcleo dinâmico da frase". Na terceira e última parte, a dissertação ocupa-se de casos concretos de realização da transitividade, estudando o complemento ou objecto directo, os complementos preposicionados, os predicativos e ainda, os suplementos locativos.
O júri das provas de mestrado foi constituído por João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria José dos Reis Grosso, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Maria Antonieta Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior. A arguente foi Maria José dos Reis Grosso. Virgílio Dias foi aprovado com a classificação de Muito Bom.