A UBI passa a dispor de duas novas licenciaturas
No próximo ano lectivo
Cinema e Arquitectura são novos atractivos

Apesar de ainda não ter sido dada a confirmação oficial por parte do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, tudo indica que Cinema e Arquitectura sejam os novos cursos da UBI já a partir de Setembro. Ao todo a instituição recebe 1076 vagas, menos 104 que o ano passado.


Por Catarina Rodrigues


À semelhança do que acontece com todas as instituições do Ensino Superior a UBI aguarda ainda a confirmação oficial do número de vagas que lhe serão atribuídas para o próximo ano lectivo. Contudo e com base nas últimas reuniões que o reitor da instituição, Manuel dos Santos Silva, teve com o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, tudo indica que Cinema e Arquitectura sejam os novos cursos para o próximo ano. A abertura das licenciaturas em Serviço Social e Design Industrial fica por enquanto adiada.
Os números adiantados apontam para que no ano lectivo de 2003/2004 abram 1076 vagas na Universidade da Beira Interior, menos 104 que no ano passado. Ao Cinema estão destinados 35 lugares, e a Arquitectura 40. A não atribuição de ingressos ao curso de Serviço Social deve-se, segundo Santos Silva, "a uma política do Governo em reduzir o número de vagas, nomeadamente na área das Humanidades, onde esta licenciatura se ia inserir". Quanto à licenciatura em Design Industrial, o reitor está convencido de que ela poderá avançar no ano lectivo 2004/2005. Dos actuais cursos existentes na instituição, apenas o de Engenharia da Produção e Gestão Industrial não terá qualquer vaga.
O ano passado foram atribuídas à Universidade da Beira Interior 1180 vagas, mas acabaram por ingressar 1256 novos alunos. Setenta por cento dos lugares foram logo ocupados na primeira fase e dos 487 que ficaram por preencher, 313 foram ocupados na segunda fase.

Tudo a postos para os novos cursos

Santos Silva garante que a UBI dispõe de todas as infra-estruturas necessárias para que as novas licenciaturas possam arrancar. Cinema é um curso que apesar de ter sido criado e registado no ano passado não viu a atribuição de qualquer vaga para que pudesse ter início. Na altura, Pedro Lynce alegou dificuldades financeiras e prometeu que o curso arrancava em 2003/2004. A promessa está assim em vias de ser cumprida e a licenciatura em Cinema da UBI será a única numa universidade pública portuguesa. Ficará integrada na Faculdade de Artes e Letras e terá três ramos principais: "Edição e Sonoplastia", "Guionismo" e "Realização".
A Arquitectura é para Santos Silva "um curso estruturante". Apesar de reconhecer que já são oferecidas muitas vagas em Arquitectura a nível nacional, o reitor lembra que isso acontece nas universidades privadas e não nas públicas. Santos Silva acrescenta que "todas as escolas desta área estão nos grandes centros urbanos".
Esta licenciatura vai ser integrada no Departamento de Engenharia Civil, o que segundo o reitor "faz todo o sentido para que exista uma ligação forte entre os dois cursos". Santos Silva frisa que a UBI tem infra-estruturas, corpo docente qualificado e laboratórios bem equipados para as novas licenciaturas. No caso do curso de Cinema será necessário desenvolver, dentro de alguns anos, novos espaços para actividades relacionadas com o curso.