A serra e o mar de mãos dadas









Sintra










Por João Rodrigues




Situada na Estremadura, junto à capital, a vila de Sintra localiza-se numa serra com o seu nome, junto ao mar. Com vários palácios, Sintra foi elevada a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1995 pela sua beleza natural e arquitectónica.
Quem vai a Sintra não pode deixar de visitar o Palácio da Pena, edifício mandado construir por D. Fernando II. Com torres e torreões de várias cores e feitios o Palácio da Pena constitui um dos mais procurados monumentos portugueses. Com 450 metros de altitude este palácio possui no seu interior muitos artigos valiosos que são autênticos tesouros exclusivamente portugueses. No centro histórico da vila ergue-se o Palácio Nacional de Sintra ou Palácio da vila que embeleza a vista com a sua cor branca e as grandes chaminés, de certo modo até invulgares. Foi também considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1995. As principais atracções deste palácio são o quarto de D. João VI que aqui esteve preso durante 9 anos e segundo a lenda, as marcas aqui encontradas são as dos seu sapatos feitas enquanto ele vagueava pelo quarto.
A 3,5 Km do centro da vila, o Castelo dos Mouros com 12 séculos é o terceiro ponto turístico mais procurado de Sintra. Construído sobre altos penhascos da serra com vista para o mar tem este nome devido à ocupação exercida pelos muçulmanos nesta época e o seu principal atractivo é a antiquíssima cisterna construída pelos mouros.
Um dos mais belos jardins de Portugal encontra-se no palácio de Monserrate. Este jardim possui de um conjunto de plantas e árvores exóticas, lagos e cascatas que fazem dele também um dos principais cartões de visita desta fabulosa vila. Mas ainda existem uns jardins em Sintra que quase conseguem igualar os de Monserrate. São os da Quinta e Palácio da Regaleira. Para além dos lagos, cascatas e plantas exóticas os jardins deste palácio possuem outros atractivos., Um deles é o impressionante poço iniciático que possui nove patamares atravessados por uma escadaria em espiral que contem uma cruz templária com uma estrela de oito pontas e que vai desembocar num fantástico lago subterrâneo. À saída deste mundo o enorme e bonito palácio dá a cara. Criado pelo arquitecto Luigi Manini, também criador do Palácio do Buçaco esta construção tem três pisos cheios de riquezas.
Perto de Sintra existe o famoso Parque Natural Sintra-Cascais e as praias Grande, do Guincho, da Adraga e das Maçãs. E é assim Sintra, onde a serra e o mar se envolvem a se juntam a toda uma história.