Segundo Frederico Lopes, o curso permitirá fomentar a divulgação e a reflexão do cinema na região
Três áreas de estudo
Curso de Verão em cinema

Os alunos do secundário nos 10º, 11º e 12º anos da região vão poder participar num curso de cinema organizado pelo Cine Clube da Beira Interior.


Por Daniel Sousa e Silva


O Cine Clube da Beira Interior (CCBI) organiza um Curso de Verão que vai explorar três áreas do cinema: Vídeo, Multimédia e Cinema de Animação. O curso destina-se a 45 alunos divididos em três grupos de 15 pessoas, cada grupo vai percorrer alternadamente cada uma da três áreas de formação que vão funcionar como módulos.
O presidente do CCBI, Frederico Lopes, diz tratar-se de "um projecto bastante ousado, com todas as condições para funcionar já este ano". O período de inscrições encerra no próximo dia 23 de Julho.
Frederico Lopes afirma que os objectivos que presidem ao Curso se confundem com os objectivos fixados nos estatutos do CCBI. "Pretende-se fomentar a divulgação e a reflexão do cinema na região." O projecto, segundo Frederico Lopes, procura "proporcionar aos jovens a possibilidade de pensarem e realizem projectos de cinema em formatos variados, cada vez mais ao alcance de todos através do recurso aos meios digitais".
A desmistificação do cinema como algo que apenas se consome e, que devido aos seus altos custos, está só ao alcance da grande indústria é um outro objectivo procurado pelo Curso de Verão do CCBI. "Os jovens da região vão poder encontrar no curso condições ideais para continuarem os seus estudos a nível superior ao ter formação nas áreas do audiovisual, do multimédia e do cinema", sustenta o presidente do CCBI.
"Pretende-se passar a ideia de que, tanto para os jovens que querem continuar a estudar como para os que preferem procurar oportunidades de trabalho, é possível fazê-lo sem necessidade de abandonar a região", salienta Frederico Lopes, presidente do CCBI.
O CCBI contactou todas as Escolas Secundárias e Câmaras Municipais da região e, até ao momento, as Câmaras de Manteigas e Sabugal responderam de forma positiva ao pedido de apoio dos estudantes dos seus concelhos que se inscrevam no curso.
Os interessados poderão inscrever-se nas Escolas, Câmaras Municipais que adiram ao projecto, nas delegações do IPJ, no Cybercentro da Covilhã ou directamente na sede do CCBI. O Cine Clube procura ainda o apoio de alguns mecenas de modo a que os estudantes possam frequentar o curso a praticamente custo zero.

[mais informações]