Por Catarina Rodrigues



O empresário Paulo de Oliveira assumiu o seu interesse na unidade fabril

Tem lugar hoje, terça feira 15, mais uma Assembleia de Credores da Nova Penteação. Recorde-se que na anterior, realizada a 2 de Julho, os administradores da empresa apresentaram como proposta o despedimento dos cerca de 300 trabalhadores que se encontram abrangidos pelo
programa FACE.
Na sequência desta proposta a Câmara Municipal da Covilhã, a pedido do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB) organizou uma reunião onde marcaram presença várias entidades e um possível interessado na Nova Penteação, o empresário Paulo de Oliveira. No final do encontro que teve lugar na passada sexta feira, 11, Carlos Pinto, presidente da autarquia mostrou-se confiante no futuro da unidade fabril. "Com este encontro deu-se um passo muito positivo para alcançar uma solução", sublinhou o edil.
Pinto acredita que na Assembleia de Credores de hoje algum dos interessados possa formalizar uma proposta. Dos possíveis interessados, que Carlos Pinto afirma serem três, apenas Paulo de Oliveira marcou presença na reunião.
Luís Garra, presidente do STBB, reafirmou os pressupostos aprovados em plenário com os trabalhadores como é o caso da manutenção do vínculo laboral, antiguidade e remuneração. "Uma solução que não assegure os direitos dos trabalhadores não terá a nossa anuência" sublinha o sindicalista. Garra refere que "qualquer empresário que venha repetir as ideias da anterior proposta corre o risco de ser condenado perante a opinião pública. O líder sindical diz que a Assembleia de Credores poderá não ser conclusiva, "mas isso não é dramático". Para Garra se houver um novo adiamento devido à existência de propostas para analisar, esse adiamento será "virtusoso".
"O que precisamos é de uma proposta que tenha pernas para andar". O nome de quem a apresenta não é importante para o Sindicato Têxtil. "O importante é que essa solução responda às preocupações sociais e que não defraude o investimento feito pelo Estado na implementação do programa FACE", sublinha Garra.
Na reunião estiveram representadas várias entidades: Ministério da Economia, Ministério do Trabalho e da Segurança Social, SIRME, IAPMEI, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, administração da empresa, administrador judicial, agência produtiva de investimento e o empresário Paulo de Oliveira.




Carvalho da Silva diz que o único caminho possível é o da manutenção dos postos de trabalho




Mensagem de Esperança



No plenário realizado no passado dia 8, Carvalho da Silva, secretário geral da CGTP transmitiu uma mensagem de esperança aos trabalhadores. "Nesta empresa existe um compromisso e um investimento a ser feito na formação e portanto só há uma caminho a seguir que é o da manutenção dos postos de trabalho", refere.
Carvalho da Silva sublinha as potencialidades da Nova Penteação e acrescenta que a proposta apresentada pelos administradores não é de viabilização. "Nos contornos em que foi feita é uma espécie de lebre para abrir caminho a outros que queiram deitar aqui o dente", refere o líder da CGTP.