Durante seis dias a Beira Interior é palco privilegiado da volta
Ciclismo
Volta passa seis dias na região

Com muitas novidades nas etapas e em termos não-competitivos, a 65ª Volta a Portugal arranca para a estrada no dia 6 de Agosto. A Torre volta a ser palco privilegiado da prova que, este ano, passa seis dias na região.


NC/Urbi et Orbi


A organização da Volta a Portugal em Bicicleta foi, este ano, bastante generosa para com os adeptos da modalidade na região. O pelotão vai passar seis dias entre os distritos de Castelo Branco e Guarda. Um período que coincide com cinco das 11 etapas que compõem a prova e com um dia de descanso.
Cheia de novidades em relação a edições anteriores, a Volta arranca, na quarta-feira, 6 de Agosto, do Algarve, localidade que não assistia à prova rainha do ciclismo nacional há já alguns anos, e termina com um contra-relógio individual em Viseu no domingo 17. A chegada a terras da Beira Interior está marcada para a terceira etapa da prova, na sexta-feira, 8. Um percurso que arranca de Campo Maior e que chega, 150 quilómetros depois, a Castelo Branco. Da cidade albicastrense os ciclistas partem, no dia seguinte, para um troço de 154 quilómetros rumo a Coimbra. Para domingo 10 está marcada a etapa mais aguardada de toda a prova. Às 12 horas e 30 o pelotão arranca da Figueira da Foz rumo à Torre. Aquela que "separa os homens dos rapazes", como já lhe chamou o antigo campeão Marco Chagas. Para além de ser o mais longo (208 quilómetros), o percurso até ao topo da Serra da Estrela (1990 metros de altitude) acaba por ser também o mais duro e mais selectivo, com uma contagem de montanha de segunda categoria, em Teixeira, e duas de primeira, nas Penhas da Saúde e na própria Torre. Um "paraíso" para os trepadores que pode começar a definir a camisola azul (Rei da Montanha) a atribuir no final da prova.
Na segunda-feira, 11, a Covilhã vai ser o palco da partida de um troço de 155 quilómetros que só termina em Gouveia depois de passagens por Belmonte e Manteigas. Com o final da etapa coincide o meio da prova e um dia de descanso para o pelotão, que só regressa à estrada na quarta-feira, 13, para arrancar da "cidade jardim" em direcção a S. João da Madeira (166 quilómetros) e abandonar, em definitivo, a região.
Ao todo, vão ser mais de 1670 quilómetros percorridos e 11 dias de festa entre Albufeira e Viseu. Dividida em duas partes quase distintas. A Volta arranca no sul do País numa fase preferida dos roladores, passando depois à montanha, em percursos que vão favorecer os trepadores. A organização preparou ainda, pela primeira vez este ano, uma Feira da Volta, que ficará "estacionada" em todas as localidades que recebem finais de etapa.