União da Cova da Beira
Lançamento de projecto de Comunidade Urbana

A futura Comunidade Urbana é baseada no modelo de descentralização administrativa anunciada pelo Governo.


O anúncio do início do projecto que visa a criação de uma Comunidade Urbana foi feito na passada sexta feira, dia 11, pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). A decisão foi tomada numa reunião da Assembleia Intermunicipal.
José Manuel Biscaia, presidente da AMCB, diz que apesar da base da futura estrutura parta da Associação de Municípios, "as portas estão abertas para acolher todos os contributos de quem queira entrar no processo".
O presidente da AMCB comprometeu-se a reunir com Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, "o mais rapidamente possível para lhe dar nota da postura da AMCB" e dar a possibilidade de "juntar as suas ideias". A Covilhã afastou-se da AMCB por divergências quanto às políticas seguidas pela Associação Municipal.
A primeira medida a ser tomada vai ser a elaboração de um estudo, em conjunto com a Associação de Municípios do Pinhal, para que se possa decidir qual a melhor decisão para aplicar o modelo de Comunidade Urbana.
A futura Comunidade, nas palavras de José Manuel Biscaia, "vai ter por base a AMCB ou então uma parte ou mesmo a totalidade dos dois distritos da Beira Interior" (Guarda e Castelo Branco).
A AMCB, fundada em 1981, é constituída por cinco municípios de Castelo Branco - Belmonte, Fundão, Penamacor, Manteigas e Sabugal - e por oito municípios da Guarda - Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Meda, Pinhel e Trancoso.