Dois dias de provas
Reprovação em provas de agregação

Sem êxito as provas para a obtenção do título de agregado por Donizete Rodrigues.


Por Daniel Sousa e Silva


Donizete Rodrigues, professor doutorado da UBI, reprovou nas provas de agregação realizadas nos dias 10 e 11 de Julho. É a segunda vez na história da UBI que um professor é reprovado neste tipo de provas. Já em 1998, o professor Anvarbek Meirmanov chumbou na obtenção do título de agregado, mas na área da Matemática.
A primeira parte da prova de Donizete Rodrigues, no dia 10, consistiu na apresentação da tese, em que se expôs o conteúdo de uma disciplina, neste caso, Sociologia da Religião. "O reencantamento do mundo: modernidade, secularização e os novos movimentos religiosos" foi o tema da lição de síntese apresentada no dia 11, sexta feira.
O júri das provas foi constituído por António Teixeira Fernandes, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Joaquim Carreira das Neves, professor catedrático da Universidade Católica, Raul Angel Iturra Redondo, professor catedrático convidado do Instituto, Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Manuel da Silva Costa, professor catedrático da Universidade do Minho, Manuel Laranjeira Rodrigues de Areia, professor catedrático da Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra, Moisés Adão de Lemos Martins, professor catedrático da Universidade do Minho e José Carlos Gaspar Venâncio, professor catedrático da UBI.
Raul Iturra e Moisés Martins fizeram a apreciação do curriculum vitae e do relatório da disciplina no dia 10 de Julho. O arguente da lição de síntese apresentada no dia 11 foi Joaquim Carreira das Neves.