Música e poesia para outras paragens
CorUBI canta em Cabo Verde


O intercâmbio cultural é o principal objectivo da iniciativa. As actividades vão privilegiar o contacto com as populações, divulgando a UBI, a Covilhã e toda a região.


O Coro da Universidade da Beira Interior programou uma acção de carácter cultural e humanitário, a ter lugar em Cabo Verde, país de onde é originária a maior comunidade de alunos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que actualmente frequentam a UBI. A iniciativa será realizada entre os próximos dias 26 de Julho e 5 de Agosto. Para concretizar esta acção foi delineado um projecto intitulado "CorUBI canta em Cabo Verde", que tem como principal objectivo o intercâmbio de culturas, privilegiando a música e a poesia de autores portugueses.
Com o intuito de alcançar os objectivos propostos o CorUBI, que exerce a sua actividade nas áreas da música e do canto, vai desenvolver o seu trabalho em Cabo Verde prioritariamente por meio de concertos e actuações, onde irá ser interpretada música clássica e ligeira, preferencialmente de raiz portuguesa, representativa das várias regiões do País, sem esquecer a litúrgica.
Estão também programadas actividades que privilegiam o contacto com as populações, onde vão ser feitas mostras da região e da Universidade da Beira Interior, utilizando meios audiovisuais e o testemunho dos coralistas e de alunos cabo-verdeanos que se encontram a frequentar esta Universidade.
O trabalho destina-se a toda a população das ilhas cabo verdeanas de S.Vicente e Sal, privilegiando-se o contacto não só com jovens que estão a concluir os seus estudos secundários e pretendem frequentar o ensino superior, mas também com instituições que desenvolvem actividades culturais, educativas e de carácter humanitário.
O CorUBI é um grupo cultural sem fins lucrativos que se dedica a causas que envolvem solidariedade social, não possuindo bens próprios suficientes para levar a cabo um projecto desta dimensão. Por esta razão viu-se na necessidade de contactar várias empresas e organismos, solicitando um apoio financeiro que permitisse minimizar a despesa a efectuar com a deslocação. Entre outras entidades o coro teve o apoio da UBI, da Câmara Municipal da Covilhã, Cabo Verde Airlines - Transportes Aéreos de Cabo Verde e da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa.