Por Daniel Sousa e Silva


Rita Salvado é uma das mais jovens docentes do Departamento de Engenharia Têxtil da UBI

A tese de doutoramento "Estudo da Relações entre Processos Spunbound, a estrutura e as propriedades de Não Tecidos para Aplicações em Higiene" valeu a Rita Salvado, docente da UBI, a atribuição de um prémio de mérito pela Fiber Society, associação norte-americana de produtos têxteis. O prémio foi atribuído no dia 1 de Julho.
Rita Salvado comenta que a sua tese é acerca um assunto actual, "sobre materiais chamados de não tecidos, que são os mais recentes na indústria têxtil". A variedade deste tipo de produtos, que para a docente de Engenharia Têxtil, "estão na fronteira entre o têxtil e o papel", é bastante grande. Os materiais são utilizados em muitos artigos descartáveis, como fraldas, produtos de incontinência ou higiene feminina. A docente esclarece que "são materiais muito utilizados no dia-a-dia e que vieram facilitar a vida de toda a gente".
"É um sector apontado como de futuro e a tecnologia já existe em Portugal, havendo muitas empresas a utilizá-la", assegura Rita Salvado.
A contribuição do estudo de Rita Salvado foi de especificar melhor o processo de fabrico e indicar com clareza quais eram os parâmetros do processo de forma a optimizar o material e, por consequência, o produto.
O conhecimento da atribuição do prémio "foi uma felicidade muito grande, porque foi o reconhecimento do meu trabalho e também dos meus orientadores pelos maiores cientistas da área têxtil".