De-Loused In

The Comatorium




The Mars Volta


Universal | 2003







O azar parece perseguir a dupla Cedric Bixler e Omar Rodriguez, dois dos três elementos dos The Mars Volta. Depois da dissolução dos At The Drive In quando a banda se preparava para dar o salto para o mainstream é o teclista do grupo que morre, ao que se sabe vítima de overdose, poucos dias antes do lançamento deste álbum de estreia. "De-Loused In The Comatorium" é um registo conceptual e mórbido, quer pelas circunstâncias que o rodeiam, pelo que tem os ingredientes necessários para se tornar um disco de culto.
A capacidade de conjugar hardcore, com rock psicadélica e free jazz, aliada a inolvidáveis concertos, criaram um justificado furor em torno do EP de estreia deste projecto, intitulado "Tremulant", que conheceu edição no ano passado.
Não é portanto de estranhar que para "De-Loused In The Comatorium" os The Mars Volta tenham podido contar com a participação de nomes que dispensam apresentações. A produção ficou a cargo de Rick Rubin, responsável por semelhantes trabalhos com artistas como System Of A Down, Nine Inch Nails, The Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine ou Johnny Cash. No baixo, contaram com a mestria de Flea e na guitarra, de John Frusciante.
"Son et Lumiere", "Tira Me a las Arañas", "Eriatarka", "Cicatriz ESP" e "Televators" são apenas alguns dos dez temas que perfazem o alinhamento deste fantástico disco, concebido com o intuito de homenagear Julio Venegas, um amigo de longa data de Cedric Bixler Zavala, que pôs termo à vida em 1996. Na altura, Cedric dedicou-lhe o tema "Embroglio", incluído no álbum "Acrobatic Tenement" (1996), dos At The Drive-In. Agora, presta-lhe o tributo que julga merecido, inspirando-se na sua vida para fazer todo um álbum.
Em "De-Loused In The Comatorium", o protagonista tenta cometer suicídio através da administração de uma dose excessiva de morfina. Contudo, em vez de falecer, entra em coma durante uma semana, altura em que, nos seus sonhos, experiencia fantásticas aventuras e batalhas entre os aspectos positivos e negativos da consciência. No final, sai do coma, mas decide morrer.