O azar parece perseguir a dupla Cedric Bixler e Omar Rodriguez, dois dos 
                                três elementos dos The Mars Volta. Depois da dissolução 
                                dos At The Drive In quando a banda se preparava para dar o salto para 
                                o mainstream é o teclista do grupo que morre, ao que se sabe vítima 
                                de overdose, poucos dias antes do lançamento deste álbum 
                                de estreia. "De-Loused In The Comatorium" é um registo 
                                conceptual e mórbido, quer pelas circunstâncias que o rodeiam, 
                                pelo que tem os ingredientes necessários para se tornar um disco 
                                de culto.
                                A capacidade de conjugar hardcore, com rock psicadélica e free 
                                jazz, aliada a inolvidáveis concertos, criaram um justificado furor 
                                em torno do EP de estreia deste projecto, intitulado "Tremulant", 
                                que conheceu edição no ano passado.
                                Não é portanto de estranhar que para "De-Loused In 
                                The Comatorium" os The Mars Volta tenham podido contar com a participação 
                                de nomes que dispensam apresentações. A produção 
                                ficou a cargo de Rick Rubin, responsável por semelhantes trabalhos 
                                com artistas como System Of A Down, Nine Inch Nails, The Red Hot Chili 
                                Peppers, Rage Against the Machine ou Johnny Cash. No baixo, contaram com 
                                a mestria de Flea e na guitarra, de John Frusciante. 
                                "Son et Lumiere", "Tira Me a las Arañas", "Eriatarka", 
                                "Cicatriz ESP" e "Televators" são apenas alguns 
                                dos dez temas que perfazem o alinhamento deste fantástico disco, 
                                concebido com o intuito de homenagear Julio Venegas, um amigo de longa 
                                data de Cedric Bixler Zavala, que pôs termo à vida em 1996. 
                                Na altura, Cedric dedicou-lhe o tema "Embroglio", incluído 
                                no álbum "Acrobatic Tenement" (1996), dos At The Drive-In. 
                                Agora, presta-lhe o tributo que julga merecido, inspirando-se na sua vida 
                                para fazer todo um álbum. 
                                Em "De-Loused In The Comatorium", o protagonista tenta cometer 
                                suicídio através da administração de uma dose 
                                excessiva de morfina. Contudo, em vez de falecer, entra em coma durante 
                                uma semana, altura em que, nos seus sonhos, experiencia fantásticas 
                                aventuras e batalhas entre os aspectos positivos e negativos da consciência. 
                                No final, sai do coma, mas decide morrer.