Tradição interrompida
Falta de dinheiro impede realização das Festas da Cidade da Guarda

A Câmara Municipal da Guarda não realiza, uma vez mais, as tradicionais Festas da Cidade. A situação financeira assim o obriga. Em vez disso, as ruas e outros locais vão ser palco priveligiado de dezenas de actividades.

NC / Urbi et Orbi


A Guarda, mais uma vez, não vai realizar as tradicionais Festas da Cidade e muito menos mega-espectáculos. A actual situação financeira da Câmara Municipal apenas permite a existência de uma pequena agenda com programação cultural para animar as ruas. O vice-presidente da autarquia, Álvaro Guerreiro, em declarações ao Público, diz que "em Portugal vive-se neste momento uma crise económico-financeira que as câmaras municipais também atravessam".
Apesar do "cinto apertado", a Câmara da Guarda vai manter, durante o Verão, "uma agenda cultural sempre renovada, sempre dinâmica, com a novidade de trazer para a rua os espectáculos que antes se realizavam nos auditórios da autarquia". "Estamos certos que todas as pessoas estão cientes das limitações que todos vivemos", frisa Álvaro Guerreiro.
Ainda assim, a edilidade da "cidade mais alta" promete vários espectáculos de canto, música, cinema, teatro, cursos de Verão, passeios culturais, pedagógicos e lançamentos de livros, entre outras iniciativas. A grande maioria das dezenas de actividades promovidas pela autarquia, tal como as organizadas por outidades, terão lugar no Jardim José de Lemos, Alameda de Santo André e nos claustros do Paço da Cultura. Desta forma, sublinha o responsável pelo Núcleo de Animação Cultural, Américo Rodrigues, "proporcionar-se-á um contacto mais íntimo entre o público e os espectáculos".
A animação do Verão na cidade da Guarda andará aos sabor dos ritmos quentes vindos do Brasil, Uruguai, México e até música cigana, com o quarteto russo Loyko. O espectáculo, a realizar amanhã, sábado, 19, no Jardim José de Lemos, é apelidado de "frenéticos violinos ciganos do inferno". Já na segunda-feira, 21, a Alameda de Santo André recebe a apresentação da Orquestra Juvenil do Centro e no dia seguinte, terça, 22, o XXIII Festival de Folclore da Cidade da Guarda. A 1 de Agosto, naquele mesmo espaço, o Teatro ao Largo leva à cena "Fortuna". No Auditório Municipal, sobe amanhã, sábado, 19, ao palco o Teatro Rainha com a peça "Burlesco".