Por Catarina Rodrigues


Tecnologias da Informação e Comunicação é uma das áreas em destaque nos novos cursos

A Universidade da Beira Interior organiza e coordena pela primeira vez Cursos de Especialização Tecnológica (CET). Tratam-se de formações pós-secundárias não superiores destinadas essencialmente a alunos que finalizem o 12º ano e não pretendam ingressar em universidades ou politécnicos.
A UBI lançou o desafio a três escolas secundárias da região, a Frei Heitor Pinto e Campos Melo, na Covilhã e à Escola Secundária do Fundão. Segundo o vice-reitor Luís Carrilho, "logo na primeira reunião as instituições decidiram abraçar o projecto".
Dois cursos são na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, um denomina-se Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, e outro Desenvolvimento de Produtos Multimedia. Na área das Ciências Empresarias haverá o curso de Aplicações Informáticas de Gestão que vai funcionar na Covilhã e no Fundão. Na área da Electrónica e Automação funcionará o curso de Automação, Robótica e Controlo Industrial. Cada curso terá dois coordenadores pedagógicos, um da UBI e outro da respectiva escola secundária. "São eles que depois fazem a gestão do curso", explica Luís Carrilho.
Os cursos vão funcionar dentro das próprias escolas secundárias. Mas o vice-reitor adianta que "todas as disciplinas onde não existam condições para assegurar uma boa formação na escola, terão lugar na Universidade". A duração do curso é de 18 meses. O número de horas vai até um máximo de 1560 horas, já incluindo o estágio que será feito numa empresa ao longo de seis meses. Para Luís Carrilho, "o desenvolvimento deste tipo de cursos surge devido às crescentes necessidades do tecido económico ao nível de quadros intermédios".
Segundo a legislação em vigor, podem candidatar-se à inscrição num CET, os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente que possuem qualificação profissional de nível III. Podem ser aceites alunos que tenham em falta a aprovação num máximo de duas disciplinas desde que estas não integrem os conteúdos indispensáveis à frequência do CET. Alunos que estejam em politécnicos e nas universidades e que não conseguem progredir por razões várias, podem inscrever-se nestes cursos podendo usufruir até de algumas equivalências. Pode ainda ser admitida a inscrição aos indivíduos com idade superior a 25 anos com três ou mais anos de experiência profissional na área de formação do respectivo curso.

Criação de quadros intermédios

Desde 1996 que a UBI juntamente com o CITEVE e através da AFTEBI (Associação de Formação Tecnológica da Beira Interior) dá a sua colaboração para a existência de cursos tecnológicos. Luís Carrilho explica que "neste domínio foi dada especial atenção ao sector têxtil onde se continuam a detectar grandes falhas no chamado técnico intermédio". Existem alunos que acabam o 12º ano, não ingressam no ensino superior e as empresas não lhes reconhecem qualificação. Foi por isso que a UBI se associou à iniciativa.
No passado mês de Março, o ministro da Economia, Carlos Tavares, do qual depende parte deste tipo de formação, entregou o diploma a cerca de 50 alunos da AFTEBI, na Covilhã. Na altura o responsável considerou as áreas de formação "relevantes para o tecido económico e industrial da região dada a necessidade que existe destes técnicos".
A experiência positiva que existiu com o CITEVE e com a AFTEBI foi o impulso para que a Universidade da Beira Interior avançasse para a coordenação dos CET. Apesar de algumas semelhanças estes cursos são diferentes dos que se encontram no CITEVE e têm objectivos distintos.
As aulas serão dadas por professores das escolas secundárias. Haverá docentes da actividade privada, pessoas que estão a trabalhar nestas áreas (tecnologias da informação, ciências empresariais, etc.) e professores da UBI dentro das suas disponibilidades e do estatuto da carreira docente.
Ao que tudo indica os novos CET vão arrancar em Janeiro de 2004, o que corresponderá, não ao ano lectivo, mas sim ao ano civil. Cada um terá entre 15 a 20 alunos e as inscrições deverão ser feitas cerca de dois meses antes.