O inquérito está disponível até ao dia 31 de Julho
Inquérito on-line
Estudantes avaliam Universidade

Até agora apenas seis por cento dos alunos da UBI responderam ao questionário de avaliação relativo ao segundo semestre. Os responsáveis por esta acção esperam que a percentagem ainda venha a aumentar.


Por Catarina Rodrigues


O questionário de avaliação on-line "Lince" referente ao segundo semestre está a ter pouca adesão por parte dos alunos. Até agora apenas 274 dos 4740 estudantes responderam ao inquérito. Um total de seis por cento dos alunos fizeram até agora a avaliação do segundo período do ano lectivo.
O vice-reitor Luís Carrilho não encontra razão para este desinteresse. Daí considerar que os alunos não respondem "simplesmente por inércia ou preguiça". Através do questionário de avaliação é possível conhecer a opinião que os estudantes têm dos docentes, do curso que frequentam e até dos hábitos que têm na Universidade.
Luís Carrilho considera que "quanto mais respostas houver melhor", porque esta é uma forma de conhecer o que está a funcionar mal e proceder às alterações necessárias. "Cada docente recebe logo que termina o semestre a informação confidencial da opinião dos alunos sobre ele", explica o vice-reitor.
No primeiro semestre o número de respostas atingiu quase 20 por cento. "Na generalidade os resultados fora muito positivos, apesar de existirem alguns problemas", afirma Carrilho. De um modo geral os alunos dizem que a área dos equipamentos informáticos talvez não esteja optimizada. "Ficámos a saber que é necessário instalar mais computadores e minimizar problemas de horários, reforçando o tempo de funcionamento das bibliotecas, por exemplo", acrescenta.
Todos os dados são tratados informaticamente. É assim possível conhecer a informação curso a curso, cadeira a cadeira e de uma forma global. Os alunos têm liberdade total para responder ao questionário que é feito on-line pelo segundo ano consecutivo e estará disponível até ao dia 31 de Julho. Anteriormente tudo era feito em papel.


Para responder ao questionário ou ver resultados
Clique
[aqui]