José Geraldes

Metro de superfície e Linha da Beira Baixa

Este metro tem todas as possibilidades de ter êxito (..). Metro que, em 25 minutos, transportaria estudantes universitários e outros utentes para Castelo Branco e para a Guarda.

A questão da Linha da Beira Baixa é tema que não pode ser esquecido. Daí o voltar a tratar o assunto impõe-se como um dever para com o nosso desenvolvimento regional e para com as gentes que vivem e trabalham no eixo Guarda -Covilhã- Fundão -Castelo Branco.
Ao referir-se a Linha da Beira Baixa é obrigatório destacar a acção do "6 de Setembro" que se tem batido, desde há anos, pelo valor desta ferrovia.
Em toda a Europa e, de forma geral, nos países industrializados, ao lado de uma boa rede de auto-estradas, existem linhas de caminho de ferro para passageiros e mercadorias. E descobrem-se mesmo cidades onde os utentes têm a possibilidade de escolher, de entre transportes possíveis, também, o avião.
O comboio não tende, pois, a desaparecer. Pelo contrário. Está a transformar-se num transporte cada vez mais rápido que chega a competir com o próprio avião.
Os comboios de alta velocidade comprovam à saciedade o facto. A procura do comboio de alta velocidade Paris-Londres que passa pelo túnel do canal da Mancha, já ultrapassa as passagens aéreas. O mesmo acontece no percurso Paris-Lyon e Paris- Marselha, em França. Ganha-se tempo no embarque, pois sai-se no centro destas cidades.
Começa a concluir-se que o progresso de um país está ligado a este tipo de comboios. E quem se atrasa, como é o caso de Portugal, pagará caro a factura.
E é triste verificar que, enquanto a Espanha já possui várias linhas de comboio de alta velocidade, Portugal ainda anda a discutir o traçado.
No que diz respeito à Linha da Beira Baixa, a pressão sobre o Governo tem de continuar. Pressão que leve a decisões concretas e imprescindíveis para a nossa Região.
Os autarcas das principais vilas e cidades já falaram. A Assembleia Municipal da Covilhã tomou posição. Mas seria um erro deixar esmorecer o movimento colectivo de protesto.
Tem-se sublinhado e bem que tem de haver "união entre vizinhos" neste protesto. E com acções concretas. Só lançar umas frases de impacto para os jornais não resulta.