Durão Barroso corta a fita sobre a Ponte que une os concelhos da Covilhã e Fundão
Peso - Pesinho
Ponte para unir os povos

Um "mar de gente" invadiu a nova ponte que liga as freguesias do Peso e do Pesinho e por conseguinte os concelhos da Covilhã e do Fundão. Populares de ambas as margens do rio assistiram à inauguração na presença de Durão Barroso.


Por Catarina Rodrigues


Centenas de pessoas não quiseram perder a cerimónia inaugural da Ponte sobre o rio Zêzere que une as localidades do Peso, no concelho da Covilhã e do Pesinho, no concelho do Fundão. A nova infra-estrutura encheu-se de gente que há várias décadas ambicionava esta obra. As localidades são bem próximas, mas até aqui as pessoas tinham de percorrer um grande número de quilómetros para chegar à outra margem.
Durão Barroso aliou-se à iniciativa e viu de perto a satisfação dos populares. O primeiro ministro afirma que "a política de desenvolvimento regional deve prosseguir.
"Esta inauguração e a presença de tanta gente significa que realizámos um anseio colectivo", refere Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. Uma opinião partilhada pelo presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes.
A ponte Peso - Pesinho demorou cerca de dois anos a construir e custou cerca de 2 milhões de euros (400 mil contos). Durante esse período contou com problemas de vária ordem, desde as fontes de financiamento até à execução.
Na cerimónia inaugural foi assinado um protocolo com o Governo que vai reduzir a parte que cabe a cada um dos municípios no conjunto da obra que no final se situa em cerca de 150 mil euros (30 mil contos). "Covilhã e Fundão têm agora uma oportunidade de traduzir nos instrumentos de planeamento aquilo que vai acontecer, que é uma maior pressão urbanística com iniciativas diversas mesmo a nível empresarial", revela Pinto. "É uma ponte para unir dois povos, que vai permitir o desenvolvimento desta zona e que mostra sobretudo a nossa capacidade de realização", acrescenta.



Tempo para o desporto

O primeiro ministro deu o tiro de partida para a prova de atletismo

Atletas de todo o concelho aguardaram a chegada de Durão Barroso ao Complexo Desportivo da Covilhã, antes da deslocação à Ponte Peso - Pesinho. O primeiro ministro inaugurou as pistas de atletismo depois de ter assistido à assinatura de um contrato - programa entre a autarquia covilhanense e a Direcção Geral da Administração Local que assegura cerca de 50 por cento dos três milhões de euros que custam as futuras piscinas municipais a instalar junto ao Complexo Desportivo. "Ainda não é aquilo que nós precisamos por isso aguardamos até ao final do ano a assinatura de um outro contrato programa com a Secretaria de Estado do Desporto", explicou o presidente da Câmara, Carlos Pinto.
Barroso visitou as instalações do recinto, deu o tiro da partida para uma prova de atletismo de três mil metros, entregou as medalhas aos vencedores e deu ainda o pontapé de saída para um jogo disputado entre o Sporting Clube da Covilhã e a Associação Desportiva da Estação.