Interrupção voluntária da gravidez
JS vai propor novo referendo

O IV Acampamento Distrital da Juventude Socialista serviu para reunir jovens com o objectivo de se discutir uma possível proposta sobre o aborto, a ser entregue na Assembleia da República.

Por Daniel Sousa e Silva


A Barragem da Capinha, no concelho do Fundão, foi o local escolhido para o IV Acampamento Distrital da Juventude Socialista (JS) entre os dias 25 e 27 de Julho. No sábado, dia 26, João Soares, deputado do Partido Socialista, esteve presente no acampamento para assistir ao debate promovido sobre a interrupção voluntária da gravidez.
O secretário coordenador da distrital da JS de Castelo Branco, Hélio Fazendeiro, afirma que "a JS é contra o aborto, mas é a favor da possibilidade de escolha para as mulheres confrontadas com uma situação tão delicada. O que defendemos é que se alguém toma essa decisão tão difícil deve poder fazê-lo com toda a higiene e segurança, com acompanhamento médico especializado."
Hélio Fazendeiro adianta que "no futuro próximo, a JS vai apresentar na Assembleia da República uma proposta de criação de uma comissão com o objectivo final de se fazer um novo referendo sobre esta questão".
A posição do JS é considerar "inadmissível que existam mais de cem mil abortos ilegais todos os anos em Portugal".
O IV Acampamento Distrital da JS foi considerado, nas palavras de Hélio Fazendeiro, "um sucesso". O número de inscrições superou as expectativas da organização. "Eram esperadas 70 pessoas e apareceram mais de cem", declara Hélio Fazendeiro.
"O acampamento foi uma espécie de despedida do ano político, já que Agosto é tradicionalmente um mês de férias", conta Hélio Fazendeiro.
Entre as actividades recreativas promovidas durante o fim-de-semana, Hélio Fazendeiro destaca as sessões nocturnas de karaoke e os desportos radicais matinais.