O chefe do Governo leva do Fundão algumas prendas mas também pedidos de mais atenção para o concelho
Durão Barroso homenageado no Fundão
Chave para o futuro

No Fundão, o primeiro ministro inaugurou as piscinas municipais e lançou a primeira pedra da futura biblioteca.


Por Catarina Rodrigues


"Esta é a chave que me vai ajudar a abrir as portas do futuro para esta região e para o Interior do País". As palavras são do primeiro ministro Durão Barroso, depois de lhe ter sido entregue a chave de ouro da cidade do Fundão pelo presidente da autarquia Manuel Frexes.
Na cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Câmara, Frexes lembrou ao chefe do Governo a crise têxtil que tem assolado a Beira Interior e as assimetrias regionais existentes em Portugal. "O novo modelo de financiamento das autarquias locais deverá ser ponderado", afirma Frexes, acrescentando que "a transferência de competências terá que ser acompanhada da respectiva comparticipação financeira".
O presidente da Câmara do Fundão lembrou que a autarquia quer investir na aquisição e recuperação do Cine-Teatro Gardunha, "um investimento cultural que deve ser apoiado pela administração central". A intervenção na Estrada Nacional 18, a construção do IC6 e o Plano Estratégico de Turismo foram outros dos pontos que Frexes abordou no seu discurso. A autarquia tem vários projectos em curso para os quais pediu a atenção do Governo. A elevação a Parque Natural da Serra da Gardunha é uma das apostas da Câmara do Fundão no sentido de valorizar esta zona. A Rota da Transumância, das Aldeias do Xisto e a exploração da recente descoberta de gravuras rupestres no Zêzere são também objectivos da autarquia fundanense.
Durão Barroso voltou a referir no Fundão uma das frases que mais utilizou na passagem pela Beira Interior: "a interioridade não é uma fatalidade, mas sim uma oportunidade". O primeiro ministro refere que "nada se consegue sem esforço e o Interior do País é um exemplo de como as pessoas não desistem e lutam sempre pelos seus objectivos".
Ainda no Fundão, o primeiro ministro inaugurou as piscinas municipais cobertas, que representam um investimento de três milhões de euros e lançou a primeira pedra da futura biblioteca municipal cujo investimento ronda um milhão e 700 mil euros.