Ricardo Bichinho pretende continuar as suas investigações na UBI
Mestrado em ensino da Matemática
Expandir fórmulas anteriores

A tese de Ricardo Bichinho é uma espécie de homenagem a um dos maiores matemáticos portugueses do século XX, José Sebastião e Silva.


Por Daniel Sousa e Silva


Ricardo Jorge Antunes Bichinho prestou provas de mestrado em ensino da Matemática, na passada sexta feira, dia 25, com a tese intitulada "Algoritmos de Sebastião e Silva: Extensão a Polinómios Completos e Polinómios Quaterniónicos"
"O objectivo geral da minha tese era conseguir-se a expansão do algoritmo desenvolvido por Sebastião e Silva, nomeadamente no caso concreto e complexo, o que foi conseguido", comenta Ricardo Bichinho.
O tema foi sugerido a Ricardo Bichinho pelo trigésimo aniversário da morte de Sebastião e Silva, matemático português, o qual decidiu aceitar de imediato.
O factor tempo é a única coisa a apontar pelo agora mestre. "Embora seja possível fazê-lo, dois semestres é muito pouco tempo para se preparar um trabalho deste género. Há sempre pequenas gralhas que passam", lamenta.
O "bichinho" da investigação ficou com Ricardo Bichinho, por isso vai tentar dar seguimento à investigação nesta área. Ricardo Bichinho pensa continuar o seu trabalho de investigação na UBI, "porque gosto da equipa com que lidei".
O júri das provas foi constituído por José da Silva Lourenço Vitória, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, José Augusto Mendes Ferreira, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, e Edgar Silva Pereira, professor auxiliar da UBI.
O arguente da dissertação foi José Augusto Mendes Ferreira. Ricardo Bichinho conseguiu que a sua prova fosse aprovada com a classificação de Muito Bom.