Acesso ao Superior
Alunos podem simular candidaturas


A partir de 1 de Agosto o Ministério da Ciência e do Ensino Superior irá disponibilizar um simulador de candidaturas on-line. Através do site [www.acessoensinosuperior.pt] os alunos poderão saber se reúnem as condições necessárias para concorrerem ao curso que pretendem.
Segundo a edição do Diário de Notícias da passada quinta feira, 24, o simulador analisa as classificações dos exames nacionais, o tipo e classificação do curso do ensino superior e as escolhas do aluno de pares de estabelecimento/curso do ensino superior. Verifica ainda se o candidato cumpriu as condições exigidas para os cursos, nomeadamente pré-requisitos, provas de ingresso ou classificações mínimas.
O período de candidaturas ao Ensino Superior vai decorrer entre os dias 1 a 14 de Agosto. As universidades e politécnicos públicos vão ter este ano menos três mil vagas a concurso do que o ano passado. No total estarão disponíveis 45 991 lugares para o acesso ao Ensino Superior, menos 3 253 que o ano transato. Dados do Ministério da tutela indicam que do total de vagas, 55 por cento são para o ensino universitário (25.394) e 45 por cento para o ensino politécnico (20.597).
Segundo o Ministério da Ciência e do Ensino Superior a redução
de vagas em relação a 2002 insere-se num contexto de redução da frequência do ensino secundário e do número de estudantes inscritos para a realização dos exames nacionais.
Dos cursos até agora existentes 35 não irão abrir no próximo ano lectivo. Por outro lado vão nascer 40 novas licenciaturas, nas áreas da saúde, ciências e tecnologias. A saúde é aliás a área onde se regista uma maior crescimento no número de vagas. Os cursos de Medicina terão no ano lectivo de 2003/2004 1105 vagas.