Por Catarina Rodrigues


Parkurbis conta com a participação de várias empresas, entre as quais a UBI

A Unidade de Gestão do Programa Operacional da Economia (POE) deu uma resposta positiva ao financiamento de dois milhões de euros para o Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. A decisão foi revelada pelo presidente da Câmara, Carlos Pinto.
O valor representa apenas 50 por cento do financiamento necessário, mas permitirá lançar a construção do núcleo central da infra-estrutura a ser instalada no Parque Industrial do Tortosendo. "Agora temos que reunir o Conselho de Administração para encontrarmos a outra parte que ainda falta", refere o edil.
O financiamento agora aprovado pela Unidade de Gestão do POE permitirá a construção dos edifícios centrais do Parkurbis, onde haverá espaço para acolher as primeiras empresas. Segundo Pinto os trabalhos irão arrancar no início do próximo ano. O edifício sede do Parkurbis, a instalar no Parque Industrial do Tortosendo, deverá incluir numa primeira fase salas para incubação de empresas e estruturas de apoio.
Posteriormente o Parque de Ciência e Tecnologia irá acolher um Centro de Inovação Empresarial, laboratórios, um Centro de Incubação de Ideias e Negócios e um auditório com 200 lugares.
A resposta do POE era aguardada há vários meses. Na visita que fez à Covilhã a 21 de Março, o ministro da Economia, Carlos Tavares adiantou que essa resposta seria dada em Abril, mas o aval positivo só surgiu em finais de Julho.
Investigação, desenvolvimento tecnológico, preparação de recursos humanos, prestação de serviços de engenharia e concepção de projectos serão algumas das actividades a desenvolver no futuro Parque de Ciência e Tecnologia. Para isso o Parkurbis conta com a colaboração de várias entidades, entre as quais a Universidade da Beira Interior (UBI), uma das principais impulsionadoras do projecto, ao lado da autarquia covilhanense.
A par da UBI e da Câmara da Covilhã, existem mais oito accionistas fundadores da sociedade Parkurbis S.A. São eles o IAPMEI (Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento), a ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios), o NERCAB (Associação Empresarial da Região de Castelo Branco), a AECBP (Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor), a FRULACT (Sociedade Gestora de Participações, S.A), a PT Comunicações S.A, Caixa Capital - Grupo Caixa Geral de Depósitos e a FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento).