As obras na Rotunda do Rato já começaram
IVA passa de 19 para cinco por cento
Obras do Polis com novo impulso

Redução do IVA permitirá encaixar dinheiro e até recuperar projectos que tinham sido "colocados de parte".


Por Catarina Rodrigues


Amilcar Theias, ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, anunciou na passada semana que Manuela Ferreira Leite, ministra das Finanças assinou um despacho no sentido da taxa do IVA das Sociedades Polis ser reduzida de 19 para cinco por cento.
Esta era uma ideia que já havia sido reivindicada por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã e por vários autarcas em todo o País.
"É a retoma daquilo que estava inicialmente previsto quando foi lançado o Polis" sublinha o presidente da autarquia covilhanense".
A medida do Governo vem assim permitir que a Câmara da Covilhã poupe três milhões e 500 mil euros que deste modo ficam disponíveis para obras.
Carlos Pinto não quis adiantar quais os projectos do Polis que podem ser recuperados. "Só na próxima reunião do Conselho de Administração, em Setembro, é que vamos ver se há lugar para obras novas ou o reforço das que já estão em curso", explica.
Entretanto tiveram início na semana passada as obras da Rotunda do Rato junto à Universidade da Beira Interior. O custo total destes trabalhos, que têm o prazo de execução de um ano, ronda um milhão e 300 mil euros. No local vai nascer uma rotunda que permitirá ver a ribeira passar por baixo. Será ainda construído um braço metálico apoiado num triângulo de betão que vai trazer a água a montante, junto à antiga fábrica do Alçada e depois descarregá-la no centro da rotunda. Há espera do visto do Tribunal de Contas está o concurso para a construção do Jardim do Lago, junto à Central de Camionagem.
Segundo Carlos Pinto, a Câmara da Covilhã vai apresentar em Outubro, os projectos do Polis que entrarão em obras até ao final do ano. O autarca garante ainda que tudo estará concluído nos prazos previstos.