Perigos de Verão
Região propícia a alergias

A Beira Interior, devido à sua natureza envolvente, é favorável às alergias para aqueles que sofrem de asma. Consciencializar os asmáticos que têm que lutar pelos seus direitos é o objectivo da criação de um núcleo da Associação Portuguesa de Asmáticos na região.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


"Nós estamos numa região do Interior muito rica em árvores, ervas, gramíneas. Tudo isto comporta muitos pólens". É desta forma que Luís Taborda Barata, médico e professor, se refere à Beira Interior como uma região propícia às alergias para pessoas com asma brônquica. O médico salienta que, pelo facto da região sofrer de alterações de temperatura, há uma maior "proliferação das árvore e ervas que libertam muitos pólens", o que dificulta a vida dos asmáticos. Todas estas explicações surgem no âmbito de uma reunião promovida por Taborda Barata no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB). Os doentes de asma brônquica que são seguidos nas consultas de Imunoalergologia foram o público-alvo da iniciativa.
"Consolidar que o tratamento de qualquer patologia ou doença não depende só do médico, mas também da colaboração do doente", foi o que defendeu o também professor na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Para tal, o médico diz que é essencial que a pessoa saiba "em primeiro lugar do que sofre, porque é que surgiu a doença e porque é que necessita de fazer a medicação".
Para além de criar uma reunião que elucide os doentes sobre a asma, Taborda Barata tem mais dois objectivos. Um deles é dar a conhecer a Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) e incentivar a criação de um núcleo na Beira Interior. A filosofia desta Associação é, de acordo com promotor do encontro, mais uma linha de força para que "os doentes se consciencializem que têm de lutar pelos seus direitos e batalhar para que a asma seja considerada uma doença crónica porque a medicação é cara". A criação de corpo de asmáticos aqui na região "seria como um pólo activo da APA, em que os doentes desenvolveriam actividades localmente". Porém, a ideia ainda não passa disso mesmo. A organização e a criação do núcleo já não dependem de si, "mas sim da forma como se articulam com os órgãos centrais da Associação".
Dar a conhecer a página do Serviço de Imunoalergologia integrada na webpage do CHCB que contenha uma secção destinada a estes doentes é outro dos propósitos. De momento, Taborda Barata revela que a página está praticamente criada. "O único entrave que há é que o hospital está a reformular a sua página na Internet para ter maior acessibilidade à população em geral", justifica. Rever os conceitos acerca da melhor técnica inalatória e como evitar o contacto com os alergénios para quem tem asma alérgica, são outras noções que os doentes poderão ter acesso na página. Segundo o professor, tudo indica que daqui a dois ou três meses o serviço já estará totalmente pronto ao dispor dos doentes.

Correctores de pólens em breve

Através de um projecto conjunto, Luís Taborda Barata, está a tentar trazer para a região dois correctores de pólens. Conseguir, dentro de alguns meses, uma carta diária dos pólens da carga polínica é, segundo o médico, o objectivo.
Numa primeira fase do projecto, Taborda Barata revela que a carta não será diária, mas sim semanal. O médico, com o apoio de outras instituições, quer prever "tal como na meteorologia, se carga polínica é muito elevada ou muito baixa". Isto para que, esclarece, "as pessoas possam também tomar as suas medidas de cuidados".