Zona industrial de Castelo Branco
Resíduos industriais banais já têm aterro

A primeira célula do aterro sanitário da cidade já está em funcionamento. O presidente da Câmara, Joaquim Morão, salienta a "mais-valia" que a estrutura constitui para a zona industrial.

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, inaugurou no sábado, 26 de Julho, o aterro sanitário de Resíduos Industriais Banais (RIB) de Castelo Branco, localizado em Vedulho de Baixo.
A estrutura está implantada numa área de 15 hectares, sendo o terceiro da classe a ser inaugurado em Portugal. Com uma capacidade instalada para 250 mil toneladas (25 mil toneladas por ano, durante 10 anos) tem em funcionamento a primeira célula de um conjunto de três que serão criadas à medida das necessidades. Joaquim Morão considera a obra como "uma mais valia que vem favorecer a zona industrial da cidade", sustentando que a partir de agora as empresas ali instaladas "não necessitam mais de percorrer vários quilómetros para depositar os seus resíduos". A cidade e o concelho têm, a partir de agora, diz Morão, "as estruturas necessárias para resolver cabalmente os problemas ambientais".
No entanto, o edil refere ser imperioso acautelar "os problemas ambientais do futuro" e alerta para o facto de "se tal não acontecer, o lixo pode continuar a ser depositado depositado em vários sítios".
O aterro sanitário de RIB representa um investimento de quatro milhões e meio de euros, com uma área de intervenção em toda a região centro interior, estando a gestão a cargo da Solurbe- Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., sendo a construção e propriedade da Construtora do Lena, S.A. António Barroca Rodrigues, da empresa, garante que a nova infra-estrutura "tem qualidade e segurança". Este responsável afiança que a experiência da Construtora do Lena "permitiu obter a única certificação em gestão e exploração de aterros sanitários, resíduos industriais banais e resíduos sólidos urbanos, além da gestão e exploração de ecocentros através da empresa Solurbe".
Ao contrário do que estava previsto, o secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, não esteve presente.