Luís Franco considera que a campanha foi um sucesso
Campanha de emergência a favor dos bombeiros
AAUBI promove recolha de alimentos

Os hipermercados da Covilhã contribuíram com o grosso dos donativos e foram fundamentais para o sucesso da campanha.


Por Daniel Sousa e Silva


"Esta campanha de recolha de alimentos pretende apoiar os bombeiros e as populações afectadas pelos incêndios que têm assolado a nossa região", declara Luís Franco, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
A iniciativa, organizada pela AAUBI, teve início na passada quarta feira, dia 7, e prolongou-se até ao dia 10, domingo. Tendo em conta os pouco meios da organização, Luís Franco considera que a campanha foi um grande sucesso.
Bruno Carneiro, tesoureiro da AAUBI, e Catarina Morais, vice-presidente da Secção Cultural da AAUBI, são os responsáveis pela execução da campanha. "Nesta altura do ano, a equipa da AAUBI está muito reduzida, por isso decidimos fazer nós mesmos a recolha dos alimentos", conta Bruno Carneiro.
Leite, água, fruta, legumes, arroz e massas foram os principais géneros alimentares recolhidos nos hipermercados da Covilhã (Lidl, Modelo, Intermarché) e no Mercado Municipal. Os responsáveis da AAUBI optaram por fazer os pedidos de recolha de alimentos directamente às instituições, em vez de aos consumidores dos estabelecimentos. "O nosso objectivo era conseguir a maior quantidade possível de alimentos, e esta era a melhor forma de o alcançar", afirma Luís Franco.
Bruno Carneiro recorda que "no final do dia, a carrinha estava sempre cheia de comida". E, à noite, dirigiam-se às corporações de bombeiros para entregar os géneros arrecadados.
Na quarta feira, dia 7, Bruno Carneiro e Catarina Morais, fizeram uma entrega em Oleiros. No dia seguinte, a corporação do Fundão foi a contemplada com os alimentos recolhidos. O último dia de entregas foi no passado dia 10, domingo, e o destino foi a Guarda. "Os bombeiros de Oleiros e Fundão disseram que já não tinham espaço para armazenar mais alimentos, o que nos motivou a ir à Guarda", explica o tesoureiro da AAUBI.

Campanha de emergência

O presidente da AAUBI, Luís Franco, reconhece que foi uma iniciativa pouco pensada. "A campanha nem sequer tem nome, porque não nos quisemos perder em pormenores. Como se tratava de uma situação de emergência, quisemos sobretudo agir."
Quanto a uma possível continuação da campanha, Luís Franco diz que "ainda não está nada decidido". A continuidade da iniciativa da AAUBI está dependente de informações dos bombeiros. "Avisaram-nos que já têm alimentos suficientes por agora." Se, no futuro, a situação dos incêndios na região se voltar a agravar, a AAUBI garante uma nova campanha.