Por Daniel Sousa e Silva


Nuno Ribeiro foi o vencedor da 5ª etapa da Volta

A chamada "prova-rainha" da Volta, que liga a Figueira da Foz à Torre, teve um vencedor imprevisível. Nuno Ribeiro, ciclista da equipa LA / Pecol, foi o vencedor da quinta etapa da 65ª Volta a Portugal em Bicicleta, que decorreu no passado domingo.
A 15 quilómetros da meta, situada no cimo da Serra da Estrela, Nuno Ribeiro foge do pequeno grupo de ciclistas que lideravam a corrida e nunca mais é alcançado. Há ainda uma tentativa do pelotão, mas a fuga a ritmo muito acelerado de Nuno Ribeiro é coroada com sucesso.
Na chegada à Torre, o ciclista da LA / Pecol consegue, devido a um notório esforço físico, um avanço de um minuto e 20 segundos em relação ao segundo classificado, David Blanco (Porta da Ravessa / Bom Petisco), e de um minuto e 33 segundos sobre Claus Molller (Milanea / MSS), um dos principais favoritos à vitória na etapa. A vitória de Nuno Ribeiro na etapa valeu-lhe também o alcance da camisola amarela.
Na passagem pelo centro da Covilhã, havia uma meta volante. O primeiro a passá-la, com algum avanço sobre o pelotão, foi Gustavo Veloso (Carvalhelhos / Boavista). No entanto, o ciclista foi alcançado nos quilómetros seguintes pelo pelotão.
O início da subida até à Torre começou com o pelotão compactado. Nos últimos vinte quilómetros, separou-se um pequeno grupo de 16 homens, donde viria a surgir o vencedor da etapa.

Mudança de última hora

A organização da Volta teve de mudar à última hora o local de partida da 6ª etapa, realizada ontem, segunda feira. A partida estava inicialmente programada para se efectuar na Covilhã, na Rua Dr. Manuel Castro Martins, mas a recusa do patrocínio de 80 mil euros por parte da Câmara Municipal da Covilhã à organização da Volta, levou a que o local de partida fosse transferido para o Fundão. Desta forma, os primeiros 15 quilómetros da etapa foram alterados.
Em comunicado, João Lagos, presidente da Produção de Actividades Desportivas, organizadora da Volta, explica a decisão. "Se todas as restantes câmaras que beneficiam de uma partida ou de uma chegada contribuem com o correspondente patrocínio financeiro e muitas vezes também logístico, seria desleal para essas câmaras, e sobretudo, lesivo dos interesses da Volta, aceitarmos o envolvimento da Covilhã sem a contrapartida devida".
O percurso modificado deu lugar a que a camisola amarela voltasse a mudar de dono. Rui Lavarinhas (Maia), foi o segundo classificado na etapa de ontem, tornando-se o novo líder da Volta. O primeiro a chegar à meta de Gouveia foi Vítor Gamito (Cantanhede), recuperando da pobre prestação do dia anterior.